Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Prado, Denise Figueiredo Barros do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T19:59:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T19:59:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13376 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.12957/logos.2020.54446 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650950 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo discute como os clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda, do rapper Emicida, realizam um retorno à ferida colonial e apontam opacidades históricas, opressões e exclusões daí derivadas, como forma de conduzir a uma releitura afetiva e resistente do/no tempo e instigar ações estéticas de re-existência. Para isso, realizamos uma análise audioverbovisual dos clipes procurando observar a construção desse discurso a partir de três categorias analíticas: retorno memorialístico, corporalidade desumanizada e vida livre da violência e da morte. | - |
Descrição: dc.description | This article discusses how the music videos Mandume, Boa Esperança and Eminência Parda produced by the rapper Emicida, access the colonial wound and point out historical opacities, oppressions and exclusions derived therefrom, as a way to lead to an affective and resistant rereading of / in the time and to instigate aesthetic actions of re-existence. For this, we performed an audiovisual analysis of the music videos, seeking to observe the construction of this discourse from three analytical categories: memorialistic return, dehumanized corporeality and a life free from violence and death. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Logos permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/928>. Acesso em: 29 out. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ferida colonial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Re-existência estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aesthetic re-existence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colonial wound | - |
Título: dc.title | Re-existências decoloniais : a potência dos clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda. | - |
Título: dc.title | Decolonial re-existences : the strength of the music videos Mandume, Boa Esperança and Eminência Parda. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: