Re-existências decoloniais : a potência dos clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda.

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Autor(es): dc.creatorPrado, Denise Figueiredo Barros do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T19:59:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T19:59:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13376-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.12957/logos.2020.54446-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650950-
Descrição: dc.descriptionEste artigo discute como os clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda, do rapper Emicida, realizam um retorno à ferida colonial e apontam opacidades históricas, opressões e exclusões daí derivadas, como forma de conduzir a uma releitura afetiva e resistente do/no tempo e instigar ações estéticas de re-existência. Para isso, realizamos uma análise audioverbovisual dos clipes procurando observar a construção desse discurso a partir de três categorias analíticas: retorno memorialístico, corporalidade desumanizada e vida livre da violência e da morte.-
Descrição: dc.descriptionThis article discusses how the music videos Mandume, Boa Esperança and Eminência Parda produced by the rapper Emicida, access the colonial wound and point out historical opacities, oppressions and exclusions derived therefrom, as a way to lead to an affective and resistant rereading of / in the time and to instigate aesthetic actions of re-existence. For this, we performed an audiovisual analysis of the music videos, seeking to observe the construction of this discourse from three analytical categories: memorialistic return, dehumanized corporeality and a life free from violence and death.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Logos permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/928>. Acesso em: 29 out. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectFerida colonial-
Palavras-chave: dc.subjectRe-existência estética-
Palavras-chave: dc.subjectAesthetic re-existence-
Palavras-chave: dc.subjectColonial wound-
Título: dc.titleRe-existências decoloniais : a potência dos clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda.-
Título: dc.titleDecolonial re-existences : the strength of the music videos Mandume, Boa Esperança and Eminência Parda.-
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