Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado | - |
Autor(es): dc.creator | Diniz, Margareth | - |
Autor(es): dc.creator | Maia, Marta Regina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T19:59:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T19:59:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13395 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659104 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650895 | - |
Descrição: dc.description | Considerando a universidade como um espaço de interação social e reconhecimento das diferenças, esse trabalho tem como objetivo apresentar e refletir sobre o alcance de um projeto extensionista denominado “Vidas: gênero, diversidade e sexualidades”, desenvolvido na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desde 2018. Com uma perspectiva teórica baseada nos estudos pós estruturalistas, na performatividade de gênero (Butler, 2002, 2012) e na Teoria Queer, utilizamos o procedimento metodológico de estudo de caso, que analisa como a existência de projetos (e ações) dessa natureza na universidade pode contribuir para a redução da violência e o reconhecimento da existência da diferença de gênero e de sexualidade no interior da instituição e na região dos Inconfidentes. Os resultados da análise indicam que projetos desse tipo, de caráter multidisciplinar e crítico, assim como políticas institucionais adotadas por universidades, como é o caso da UFOP, contribuem para processos de inclusão e diversidade tão necessários na atualidade. | - |
Descrição: dc.description | Considering the university as a space for social interaction and recognition of differences, this work aims to present and reflect on the scope of an extension project called “Lives: gender, diversity and sexualities”, developed at the Federal University of Ouro Preto (UFOP) since 2018. With a theoretical perspective based on post-structuralist studies, gender performativity (Butler, 2002, 2012) and Queer Theory, we use the methodological case study procedure, which analyzes how the existence of projects (and actions) of this nature at the university can contribute to the reduction of violence and the recognition of the existence of gender and sexuality differences within the institution and in the region of the Inconfidentes. The results of the analysis indicate that projects of this type, of a multidisciplinary and critical nature, as well as institutional policies adopted by universities, such as UFOP, contribute to inclusion and diversity processes that are so necessary today. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Esta obra está sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Título: dc.title | Gênero e sexualidades no contexto da universidade pública : estudo de caso do Projeto Vidas - UFOP. | - |
Título: dc.title | Gender and sexualities in the context of the public university : a case study of Project of Lives - UFOP. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: