Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Coutrim, Rosa Maria da Exaltação | - |
Autor(es): dc.contributor | Coutrim, Rosa Maria da Exaltação | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Luciano Campos da | - |
Autor(es): dc.contributor | Macedo, Maria do Socorro Alencar Nunes | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, Joseane Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T19:59:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T19:59:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13223 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650845 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação investigou as vivências de estudantes matriculados na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) pelo Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G). O PEC-G é considerado o programa mais antigo de mobilidade internacional do Brasil que, por meio de acordos bilaterais com países do sul global, oferece a estudantes estrangeiros a possibilidade de realizar a graduação no país de forma gratuita. De forma específica, a pesquisa investigou as trajetórias escolares destes estudantes; analisou o processo de afiliação institucional; e, quais as suas expectativas após a conclusão do curso. Foi realizado o levantamento documental sobre o Programa e a pesquisa bibliográfica em diferentes artigos, livros e portais de teses e dissertações. Em seguida, foi aplicado um questionário online aos estudantes matriculados na instituição no ano de 2020, e, por fim, realizadas seis entrevistas individuais. Os resultados revelam que a mobilização escolar familiar, as disposições individuais, a relação com professores e ambiente escolar, bem como o capital social, favoreceram o percurso dos estudantes até a graduação no exterior. Quando tratamos das vivências dos estudantes no Brasil, foi possível perceber um desconhecimento com relação ao país antes da chegada, os estudantes relataram passar por dificuldades financeiras e por situações de discriminação racial. Observou-se também que as relações sociais que estabeleceram antes e após a chegada ao Brasil foram facilitadores no processo de adaptação. Por fim, a formação internacional foi vista pelos estudantes como uma forma de distinção e gera uma expectativa de alcançar melhores oportunidades profissionais no futuro. | - |
Descrição: dc.description | This master's dissertation investigated the experiences of students enrolled at the Federal University of Ouro Preto (UFOP) by the Student-Graduation Agreement Program (PEC-G). PEC-G is considered the oldest international mobility program in Brazil, which, through bilateral agreements with countries in the global south, offers foreign students the possibility to graduate in the country gratuitously. The specific objectives of this research are to investigate the school trajectories of PEC-G students enrolled at UFOP; analyze the process of institutional affiliation; and, what are their expectations after completing the course. A documentary and bibliographic survey about the Program was carried out, and researchs at papers, books, thesis and dissertations. Then, a online survey was applied with students enrolled at the university in 2020 and, at last, six individual interviews were conducted. The results pointed out that the schoolar family mobilization, the individual dispositions, the relationship with teachers and the school environment, as well as the social capital, favored the students path to graduation abroad. When dealing with the experiences of students in Brazil, it is possible to perceive a lack of knowledge about the country before their arrival, students report experiencing financial difficulties and situations of racial discrimination. We observed that the social relations they establish before and after arriving in Brazil are facilitators in the adaptation process. Finally, international training is seen by students as a form of distinction and generates an expectation of achieving better professional opportunities in the future. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/04/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação internacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vida estudantil | - |
Título: dc.title | Para além das fronteiras : trajetórias, vivências e perspectivas dos estudantes PEC-G na UFOP. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: