Ensino de língua portuguesa para estudantes surdos/surdas : sobre a possibilidade de português como língua de acolhimento.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMuniz, Kassandra da Silva-
Autor(es): dc.contributorMuniz, Kassandra da Silva-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, José Luiz Vila Real-
Autor(es): dc.contributorSilva, Giselli Mara da-
Autor(es): dc.contributorkassymuniz@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorBorges, Rúbia Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T19:59:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T19:59:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13039-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650834-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionApresentaremos nesta dissertação de mestrado a pesquisa realizada alinhada à Linguística Aplicada no Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Ouro Preto. A partir de algumas experiências prévias sobre os desafios do ensino de português para surdos no Brasil e com o surgimento de algumas limitações, fomos direcionados ao contexto da pesquisa acadêmica. Nesse sentido, torna-se relevante pensar a contemporaneidade no ensino de língua portuguesa para surdos. Há certas limitações/dificuldades no ensino de português para surdos e isso se concretiza na dificuldade da produção escrita desses estudantes. Pensar o ensino de língua portuguesa (LP) no qual esses alunos se sintam mais coparticipes, incluídos, acolhidos, diminuiria as dificuldades da aprendizagem de língua portuguesa desses estudantes? Tais questionamentos fundamentaram os caminhos epistemológicos traçados da pesquisa em andamento. A pesquisa baseia-se na vertente da linguística aplicada crítica (RAJAGOPALAN, 2001) e transgressiva (PENYCOOK, 2006), pois interessa-nos uma teoria capaz de corporificar a linguagem e isso vai ao encontro com a noção performativa (AUSTIN, 1998); (BUTLER, 2003) de linguagem, pois é uma visão que não enxerga apenas a diferença linguística dos surdos e sim aspectos da sua identidade e sua relação com o ensino-aprendizagem. Por esse motivo, os caminhos metodológicos seguidos foram baseados na perspectiva etnográfica de Blomaert (2008). Tais caminhos foram norteados mediante o objetivo principal da pesquisa que foi investigar o modelo de ensino de língua portuguesa para surdos de uma escola bilíngue na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais percebendo a possibilidade da adoção da noção mais ampla de conceito de ensino de língua como o Português como língua de acolhimento. (BARBOSA, 2019).-
Descrição: dc.descriptionWe will present in this master's thesis the research carried out in line with Applied Linguistics in the Postgraduate Program in Letters - Language Studies by the Federal University of Ouro Preto. From some previous experiences on the challenges of teaching Portuguese to the deaf in Brazil and with the appearance of some limitations, we were directed to the context of academic research. In this sense, it is relevant to think about the contemporary teaching of Portuguese language for the deaf. There are certain limitations / difficulties in teaching Portuguese to the deaf and this is reflected in the difficulty of the written production of these students. Would thinking about the teaching of Portuguese language (LP) in which these students feel more co-participants, included, welcomed, reduce the difficulties of learning Portuguese language for these students? Such inquiries were the basis for the epistemological paths traced by ongoing research. The research is based on the critical applied linguistics (RAJAGOPALAN, 2001) and transgressive (PENYCOOK, 2006), as we are interested in a theory capable of embodying language and this is in line with the performative notion (AUSTIN, 1998); (BUTLER, 2003) of language, as it is a vision that sees not only the linguistic difference of the deaf, but aspects of their identity and their relationship with teaching and learning. For this reason, the methodological paths followed were based on the ethnographic perspective of Blomaert (2008). Such paths were guided by the main objective of the research, which was to investigate the Portuguese language teaching model for the deaf in a bilingual school in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais, realizing the possibility of adopting the broader notion of the concept of language teaching. like Portuguese as a host language. (BARBOSA, 2019).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/12/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectPerformatividade-
Palavras-chave: dc.subjectBilinguismo-
Palavras-chave: dc.subjectLAC e T – linguística aplicada crítica e transgressiva-
Título: dc.titleEnsino de língua portuguesa para estudantes surdos/surdas : sobre a possibilidade de português como língua de acolhimento.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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