A formação inicial do(a) professor(a) de música para a educação básica : um estudo na rede municipal de Itabirito/MG.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJardilino, José Rubens Lima-
Autor(es): dc.contributorJardilino, José Rubens Lima-
Autor(es): dc.contributorPires, Nair Aparecida Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorConceição, Juliana Santos da-
Autor(es): dc.contributorTodaro, Mônica de Ávila-
Autor(es): dc.creatorMatias, Breno Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T19:59:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T19:59:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13240-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650826-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa que deu lugar a esta dissertação focou a formação do professor de música para a escola de educação básica. O campo pesquisado foi a Rede Municipal de Ensino da cidade de Itabirito, em Minas Gerais, no qual a música é disciplina curricular da educação básica desde o ano de 2014. A música tem participado do currículo como atividade nas escolas desde o ano de 2005 por meio de um projeto de Artes na Escola. O campo possui professores de música efetivos no seu quadro funcional que atendem a todas as escolas municipais, abrangendo a educação infantil e o ensino fundamental I. Na metodologia da pesquisa, adotamos como técnica de construção dos dados, o grupo focal e o questionário de caracterização, além da análise documental nos currículos de formação dos professores sujeitos desta pesquisa. O Grupo Focal foi o principal instrumento de coleta de dados e teve Gatti (2005) como referência. Como referencial teórico, a pesquisa recorreu a Tardif (2010) e Pimenta (1999) no que concerne à compreensão dos saberes da docência. Para a parte analítica do trabalho, optamos realizá-la tendo como referência Bardin (1977), adotando a Análise de Conteúdo por meio da categorização, que organiza os dados e proporciona boa estruturação para a apreciação. As categorias de análise, algumas definidas a priori e outras emanadas da empiria (observação/grupo focal) são: Experiências e aprendizado musical direcionando a escolha da profissão; Finalidade da formação e da atuação com a música; Formação inicial; Saberes docentes; e Construção da identidade da música na escola. Os achados da pesquisa indicam que o processo de formação inicial dos professores de música exige conhecimentos no campo dos saberes da profissão, gerando experiências educacionais articuladas aos saberes pedagógicos, do conhecimento, curriculares, disciplinares e também aqueles que emergem das experiências de vida, mesmo que de forma inconsciente, mas que proporcionam a realização das escolhas profissionais para a carreira docente. Com o objetivo de verificar se a formação do professor de música tinha bases pedagógicas sólidas para uma atuação na escola de educação básica, os dados demonstraram que os professores possuem conhecimentos no âmbito da docência, no campo pedagógico, e que a atuação no contexto escolar vem reforçando esses conhecimentos pela prática e pela busca de formação continuada para superar as deficiências da formação inicial. Portanto, a hipótese de que a licenciatura em música havia possibilitado formação pedagógica capaz de instrumentalizar o professor para o trabalho na educação básica não se confirmou, visto que há uma disparidade entre as disciplinas específicas e as disciplinas pedagógicas, comprovada tanto pelas falas dos pesquisados quanto pelos documentos analisados.-
Descrição: dc.descriptionThe research that gave rise to this dissertation focused on the formation of the music teacher for the basic education school. The researched area was the Municipal Education Network of the city of Itabirito in Minas Gerais, in which music has been a curricular subject in basic education since 2014. Music has participated in the curriculum as an activity in schools since 2005 through an Arts project at school. The area has certified music teachers in its staff and serve all municipal schools covering early childhood education and the first phase of elementary education. In the research methodology, we adopted the data, the focus group and the characterization questionnaire as a construction technique, in addition to conducting documentary analysis in the studies curricula of the professors subject to this research. The focus group was the main data collection instrument and had Gatti (2005) as a reference. As a theoretical framework, the research used Tardif (2010) and Pimenta (1999) in what concerns the understanding of teaching knowledge. For the analytical part of the work, we chose to do it using Bardin (1977) as a reference, adopting Content Analysis through categorization, which organize the data providing a good structure for the assessment. The categories of analysis, some defined a priori and others that emanate from empiricism (observation / focus group) are: Experiences and musical learning guiding the choice of the profession; Purpose of training and acting with music; Initial formation; Teaching Knowledge, and Construction of music identity in school. The research findings indicate that the process of initial formation of music teachers required specific information in the area of the profession's knowledge, generating educational experiences linked to pedagogical, curricular, disciplinary knowledge and also those that emerge from life experiences, even that unconsciously, which provide the realization of professional choices for the teaching career. With the objective of verifying if the formation of the music teacher had solid pedagogical bases for a performance in the school of basic education the data demonstrated that they have knowledge in the scope of teaching, in the pedagogical area and that the performance in the school context reinforces this knowledge through practice and through the search for continuous educations in order to overcome the deficiencies from initial studies. Therefore, our hypothesis that the degree in music had enabled pedagogical preparations capable of equipping the teacher to work in basic education has not been confirmed. What we found was a disparity between the specific disciplines and the pedagogical disciplines, which was proven both in the speeches of the respondents and in the documents analyzed.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/09/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação - música-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de música - Itabirito - MG-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes do docente-
Título: dc.titleA formação inicial do(a) professor(a) de música para a educação básica : um estudo na rede municipal de Itabirito/MG.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.