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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pereira, Eleonardo Lucas | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Eleonardo Lucas | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Tales Moreira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rodolfo Gonçalves Oliveira da | - |
Autor(es): dc.creator | Bicalho, Anna Luiza Braga Amaral | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T19:59:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T19:59:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12549 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650809 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A execução de aterros sobre solos moles ainda é um grande desafio na engenharia geotécnica, inclusive na engenharia rodoviária. Estes solos apresentam grandes dificuldades construtivas em função de suas características peculiares, tais como a baixa capacidade de suporte e a elevada compressibilidade. Diversas técnicas vêm sendo adotadas em fundações de aterros sobre solos moles, com o intuito de acelerar e estabilizar os recalques, e cada uma delas apresenta vantagens e desvantagens em sua utilização, a depender do caso analisado. Este trabalho consiste na apresentação de um estudo de caso da fundação de aterro sobre solo mole em um trecho da BR-381 (Fernão Dias) – Pista Norte. O local em estudo possui 120 metros de extensão, e apresenta, atualmente, afundamento na pista de rolamento devido a presença de solo compressível em seu subleito. Para solucionar o problema, foram analisados os recalques em função do tempo para cinco soluções geotécnicas. Dentre as soluções analisadas estão: a simples reconstrução do aterro (sem o uso de drenagem profunda), a remoção e substituição da camada de solo mole, atualmente em desuso na engenharia rodoviária, a utilização de sobrecarga temporária aliada à execução de drenagem profunda e a utilização somente de drenagem profunda na espessura com solo mole, ambas soluções mais usuais, e, por fim, a utilização de material leve (EPS) na reconstrução do corpo do aterro, uma solução menos comum e com algumas limitações econômicas. Para as análises computacionais foram realizadas por meio do software Geostudio 2018. Com base nos parâmetros adotados e análises efetuadas, a melhor resposta, do ponto de vista técnico e econômica foi a execução do aterro considerando o uso de drenagem profunda, sem aplicação de sobrecarga. | - |
Descrição: dc.description | Soft landfilling is still a major challenge for geotechnical engineering, including road engineering. These soils presents great constructive difficulties because of to their peculiar characteristics, such as low carrying capacity and high compressibility. Several techniques have been adopted in landfill foundations on soft soils, in order to accelerate and stabilize the settlements, and each one has advantages and disadvantages on its use, depending on the case analyzed. This article consists on a presentation of a case study of a soft soil embankment foundation in BR-381 (Fernão Dias) – North Road. The place under study is 120 meters long and currently has a sinking in the road caused by the presence of compressible soil in its subgrade. In order to solve the problem, the repression against time was analyzed on five geotechnical solutions. Among the solutions analyzed are: simple landfill reconstruction (without the use of deep drainage), removal and replacement of the soft soil layer, currently in disuse in road engineering, the use of temporary overload combined with the execution of deep drainage and the use of deep deep drainage only with soft soil, and, finally, the use of lightweight material (EPS) in the reconstruction of the landfill body, a less common solution and with some economic limitations. The computational analyzes were performed using the Geostudio 2018 software. Based on the adopted parameters and analyzes performed, the best answer, from the technical and economical point of view was the landfill execution considering the use of deep drainage, without application of overload. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/07/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aterros - solos moles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem computacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fundações - engenharia | - |
Título: dc.title | Análise de soluções para projeto de fundação de aterro sobre solo compressível no km 571+100 da pista norte da BR-381. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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