A estética do retrato no cinema de Andrea Tonacci a partir de Jean-Luc Nancy.

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Autor(es): dc.contributorAlves Júnior, Douglas Garcia-
Autor(es): dc.contributorAlves Júnior, Douglas Garcia-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Virginia de Araújo-
Autor(es): dc.contributorRangel, Marcelo de Mello-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Pedro Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T19:59:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T19:59:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13149-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650795-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação investiga relações entre a estética do retrato proposta pelo filósofo Jean-Luc Nancy e a obra do cineasta ítalo-brasileiro Andrea Tonacci (1944-2016). Para tanto, busca-se, inicialmente, compreender como a imagem se insere no pensamento do filósofo para, em seguida, refletir sobre as questões estéticas que o retrato pictórico coloca em jogo, tendo como referência dois de seus principais textos sobre o tema: Le Regard du Portrait (2001) e L’Autre Portrait (2014). A partir de conceitos como imagem, mímesis, fundo, distinto, retrato autônomo, outro retrato, methexis, ser-singular-plural, identidade, semelhança, evidência e uma discussão em torno da filosofia do sujeito realizada por Nancy, buscamos uma chave interpretativa, ou uma possível entrada para discutir Serras da Desordem (2006) - uma das obras mais marcantes de toda a trajetória de Andrea Tonacci, cuja complexidade e variedade de temas abordados sugere uma infinidade de caminhos investigativos. No entanto, não pretendemos produzir uma leitura inequívoca da obra de um cineasta através de conceitos filosóficos, mas buscamos, sob a luz dos textos de Jean-Luc Nancy, um caminho possível para percorrer um filme por demais profuso e que, por esta razão, repele qualquer tipo de interpretação totalizante. Nesse sentido, não há a intenção de propor analogias diretas entre a arte pictórica e o cinema de Tonacci, mas de investigar as possibilidades que o gênero retrato oferece para discussão de Serras. Somado a isso, acreditamos que o filme de Tonacci nos oferece a possibilidade de qualificar certas questões suscitadas pela filosofia de Nancy por meio de uma discussão centrada no contexto brasileiro, sobretudo se levarmos em conta que a obra em questão tem como protagonista Carapiru - um índio Awá Guajá que sobreviveu a um massacre e passou 10 anos de sua vida vagando solitário, pois acreditava ser o último sobrevivente de seu povo.-
Descrição: dc.descriptionThis Masters dissertation investigates the relationship between the portrait aesthetics proposed by the philosopher Jean-Luc Nancy and the work of the Italian-Brazilian filmmaker Andrea Tonacci (1944-2016). Therefore, we initially seek to understand how the image fits into the philosopher’s thought and then discuss the aesthetics issues placed by the pictorial portrait mediated by two of his main texts about the subject: Le Regard du Portrait (2001) e L’Autre Portrait (2014). Beginning with concepts such as image, mimesis, ground, distinct, autonomous portrait, other portrait, methexis, being-singular-plural, identity, resemblance, evidence and a discussion around the philosophy of the subject performed by Nancy, we seek for an interpretative key or a possible path to discuss The Hills of Disorder (2006). It is one of the most striking works amongst the whole career of Andrea Tonacci and the complexity and variety of topics that are covered by his film suggest various investigative paths. However, we do not intend to produce an unambiguous interpretation of the work of a filmmaker through philosophical concepts, but otherwise search for a possible way, enlightened by the texts of Jean-Luc Nancy, to go through a very profuse film that repels any kind of totalizing interpretation. Therefore, there is no intention to propose direct analogies between the pictorial art and Tonacci’s cinema, but otherwise to investigate the possibilities that the portrait genre offers to discuss The Hills of Disorder. Furthermore, we believe that Tonacci’s film enhances the possibilities of qualifying certain questions raised by Nancy’s philosophy by means of a discussion centered on the Brazilian context. Especially if we consider that the work in question has as protagonist named Carapiru – an Awá Guajá indian who survived a massacre and spent 10 years of his life wandering alone, because he believed to be the last survivor of his people.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/03/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectJean-Luc Nancy-
Palavras-chave: dc.subjectRetratos-
Palavras-chave: dc.subjectSujeito - filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade - conceito filosófico-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia no cinema-
Título: dc.titleA estética do retrato no cinema de Andrea Tonacci a partir de Jean-Luc Nancy.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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