Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMacedo, Shirley da Silva-
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Savio Figueira-
Autor(es): dc.creatorRocha, Melissa Mara Oliveira-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Rafaela Silva-
Autor(es): dc.creatorPires, Vinícius Borges-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T19:59:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T19:59:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12835-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.33448/rsd-v8i3.756-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650742-
Descrição: dc.descriptionAo refletir sobre o ensino de Matemática, por muito tempo se pensou nas fórmulas e conceitos. Dado o caráter abstrato e a forma mecânica com que era aplicado aos alunos em tempos atrás, distanciava-os da prática. Atualmente, os alunos apresentam uma fragilidade no aprendizado da matemática contextualizado às situações concretas relacionadas com o mundo real, isso porque ainda existe um ensino que prioriza a mecanização e a memorização. O presente trabalho tem como objetivo analisar a participação das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem da matemática agregada a educação ambiental aproximando o concreto do abstrato, colaborando na criação de novos recursos didáticos que vinculem a interdisciplinaridade e o pensamento matemático presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96. Em um primeiro momento foram feitas análises de jogos matemáticos construídos com materiais recicláveis vinculados ao eixo Numérico e Algébrico; eixo de Geometria; eixo de Grandezas e Medidas. Posteriormente, foram propostos jogos matemáticos vinculados a geometria plana que foram aplicados aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. O estudo apontou que os alunos puderam identificar e reconhecer figuras geométricas, desenvolver e identificar habilidades lógicas e conceituais, ampliando a curiosidade, criatividade, autoconfiança e a percepção da geometria como um desafio que possam vencer. Concluiu-se que no transcorrer dos jogos que os erros estimularam os alunos a novas tentativas, com planejamento de melhores jogadas a partir do conhecimento adquirido anteriormente.-
Descrição: dc.descriptionAo refletir sobre o ensino de Matemática, por muito tempo se pensou nas fórmulas e conceitos. Dado o caráter abstrato e a forma mecânica com que era aplicado aos alunos em tempos atrás, distanciava-os da prática. Atualmente, os alunos apresentam uma fragilidade no aprendizado da matemática contextualizado às situações concretas relacionadas com o mundo real, isso porque ainda existe um ensino que prioriza a mecanização e a memorização. O presente trabalho tem como objetivo analisar a participação das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem da matemática agregada a educação ambiental aproximando o concreto do abstrato, colaborando na criação de novos recursos didáticos que vinculem a interdisciplinaridade e o pensamento matemático presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96. Em um primeiro momento foram feitas análises de jogos matemáticos construídos com materiais recicláveis vinculados ao eixo Numérico e Algébrico; eixo de Geometria; eixo de Grandezas e Medidas. Posteriormente, foram propostos jogos matemáticos vinculados a geometria plana que foram aplicados aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. O estudo apontou que os alunos puderam identificar e reconhecer figuras geométricas, desenvolver e identificar habilidades lógicas e conceituais, ampliando a curiosidade, criatividade, autoconfiança e a percepção da geometria como um desafio que possam vencer. Concluiu-se que no transcorrer dos jogos que os erros estimularam os alunos a novas tentativas, com planejamento de melhores jogadas a partir do conhecimento adquirido anteriormente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Research, Society and Development permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1239>. Acesso em: 13 out. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectContextualização-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectRecycling-
Palavras-chave: dc.subjectContext-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Título: dc.titleUso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática.-
Título: dc.titleUse of recycled material for the construction of didactic material in the teaching of mathematics.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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