Etnomatemática, jogos e conteúdos matemáticos e geométricos : um estudo com alunos do 8º ano do ensino fundamental.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRosa, Milton-
Autor(es): dc.contributorRosa, Milton-
Autor(es): dc.contributorD'Ambrosio, Ubiratan-
Autor(es): dc.contributorOrey, Daniel Clark-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Simone Milagres Patrono-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T19:59:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T19:59:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12364-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650737-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEssa pesquisa teve como objetivo investigar como a ludicidade dos jogos pode contribuir para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos e geométricos de 26 alunos no 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública, de Ouro Preto, Minas Gerais. A fundamentação teórica foi embasada na perspectiva da Etnomatemática, nos Jogos de Tabuleiro e de Rua e em Conteúdos Matemáticos e Geométricos. Todas as ações foram direcionadas para responder a seguinte questão de investigação: Como os jogos podem contribuir para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos e geométricos, em uma perspectiva etnomatemática, para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental? As atividades de trabalho de campo foram conduzidas nos horários regulares das aulas de Matemática. Os dados foram coletados por meio da utilização de dois questionários (inicial e final), de três blocos de atividades e do diário de campo da professora-pesquisadora. A análise dos dados foi realizada por meio dos pressupostos metodológicos de uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados, cujos dados brutos foram coletados para compor a amostragem teórica que possibilitou a partir das codificações aberta e axial, a elaboração de categorias conceituais por meio do agrupamento de codificações preliminares, que auxiliaram a professora-pesquisadora na interpretação dos resultados obtidos nesse estudo. Os jogos foram trabalhados com intuito de sensibilizar os participantes para valorização cultural dos membros de outras culturas. Os conteúdos matemáticos e geométricos foram explorados na imersão dos participantes na construção dos tabuleiros dos jogos, bem como na elaboração, discussão e teste das estratégias utilizadas nas jogadas. Os resultados obtidos nesse estudo mostram que os jogos, contextualizados na perspectiva da Etnomatemática, foram utilizados no desenvolvimento de uma ação pedagógica com o objetivo de motivar o processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a compreensão de conteúdos matemáticos e geométricos aprendidos e apreendidos na escola, bem como proporcionaram o desenvolvimento do raciocínio lógico, da concentração, da socialização, da interação entre os alunos, do desenvolvimento de estratégias e o apreço e a valorização da cultura dos participantes e de culturas distintas. Essa investigação também ainda gerou um Produto Educacional, no formato de um caderno de sugestões, direcionado para professores e futuros professores de Matemática, bem como interessados nessa temática, que apresenta a proposta para uma ação pedagógica para a sala de aula que envolve a perspectiva Etnomatemática, os Jogos e os conteúdos matemáticos e geométricos, de uma maneira dinâmica e interativa.-
Descrição: dc.descriptionThis research investigated how games and its ludicity contribute to the development of mathematical and geometrical content for a group of twenty-six eighth grade middle school students in a public school, in Ouro Preto, Minas Gerais. The theoretical basis was based on the perspective of ethnomathematics, in board and street games, and in mathematical and geometrical content. All actions were directed towards seeking answers to the following research question: How can games contribute to the development of mathematical and geometrical content, in an ethnomathematical perspective, for 8th grade students in a middle school? Fieldwork activities were conducted during the regular hours of mathematics classes. Data were collected through the use of two questionnaires (initial and final), three activity blocks and the teacher-researcher's field diary. Data analysis were conducted by applying methodological assumptions of an adaptation of grounded theory in which raw data were collected to compose a theoretical sample that enabled the development of open and axial codifications in order to elaborate conceptual categories through grouping preliminary codifications, which helped the teacher-researcher in the interpretation of the results obtained in this study. The games were developed with the aim of sensitizing the participants to the cultural appreciation of members of other cultures. The mathematical and geometric content related to this study were explored by the participants' immersion in the construction of the actual game boards, as well as in the elaboration, discussion and testing of strategies used in the playing of the games. The results obtained in this study show that games, contextualized from an ethnomathematical perspective, were used in the development of a pedagogical action with the aim of motivating formal teaching and learning processes. This occurred by enabling the understanding of mathematical and geometrical content apprehended and learned at school, as well as providing the development of logical reasoning, concentration, socialization, interaction between students, the development of strategies, and the appreciation and valorization of the participants' and other distinct cultures. This investigation also generated an educational product, in the format of a suggestion book. It is directed towards both teachers and prospective mathematics teachers, as well those interested in this theme. This educational product presents the proposal for a pedagogical action for classroom that uses an ethnomathematical perspective, games, and mathematical and geometrical content, in a dynamic and interactive way.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAn error occurred getting the license - uri.-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/06/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática-
Palavras-chave: dc.subjectJogos de tabuleiro-
Palavras-chave: dc.subjectJogos de rua-
Palavras-chave: dc.subjectConteúdos matemáticos e geométricos-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Fundamentada nos Dados-
Título: dc.titleEtnomatemática, jogos e conteúdos matemáticos e geométricos : um estudo com alunos do 8º ano do ensino fundamental.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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