Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Marlice de Oliveira e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T19:59:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T19:59:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12723 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7097 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650736 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta os resultados de uma revisão de estudos nacionais sobre os fatores explicativos associados à longevidade escolar de alunos de camadas populares no contexto brasileiro. Foram consultados, assim, artigos, dissertações e teses publicados no período de 1990 a 2014. Como resultado, percebeu-se que as pesquisas acerca do tema tendem a explicar a longevidade escolar em camadas populares a partir de oito categorias explicativas principais: (a) práticas familiares de escolarização; (b) mobilização individual; (c) capital social; (d) características socioeconômicas singulares; (e) influência escolar; (f) influência do professor; (g) disposições constituídas; e, (h) acontecimento de circunstâncias favoráveis: êxitos escolares parciais e eventos aleatórios. | - |
Descrição: dc.description | This article presents the results of a literature review on the explanatory factors associated to the school longevity of students of popular classes in the Brazilian context. Thus, articles, dissertations and theses published in the period from 1990 to 2014 were consulted. As a result, it was noticed that the researches about the subject tend to explain the school longevity in popular strata from eight main explanatory categories: (a) family practices of schooling; (b) individual mobilization; (c) share capital; (d) unique socioeconomic characteristics; (e) school influence; (f) teacher influence; (g) constituted dispositions; and (h) occurrence of favorable circumstances: partial school successes and random events. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Fonte: o próprio artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trajetória escolar | - |
Título: dc.title | Longevidade escolar em alunos de camadas populares : fatores explicativos do fenômeno em estudos brasileiros. | - |
Título: dc.title | School longevity in low-income families : explanatory factors of the phenomenon in Brazilian studies. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: