Rastros cênicos : um percurso autoetnográfico sobre mulheres encenadoras.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Letícia Mendes de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Letícia Mendes de-
Autor(es): dc.contributorAbreu, Ana Carolina Fialho de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Raquel Castro de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Aline Mendes de-
Autor(es): dc.creatorVeras, Julia Sant Anna dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T19:59:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T19:59:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13136-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650731-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação traz uma reflexão no campo da gênese da encenação contemporânea e da participação feminina na história do teatro, recortada principalmente na cena brasileira, narrada a partir de uma perspectiva pessoal de encontros com os nomes abordados. O trabalho tem o objetivo de apresentar estudos sobre a direção teatral, tendo como ponto de partida uma investigação feminista. A coleta e a análise deste trabalho perpassam por conceitos da teoria do teatro e da história da encenação. Para tanto, verifica-se aqui uma opção autoetnográfica (CALVA, 2019) na construção da narrativa teórico-crítica da pesquisa. O estudo lança um olhar para a artes cênicas a partir de três perspectivas: a história (ANDRADE; EDELWEISS, 2008); descrição e análise, a partir do espetáculo E se elas fossem para Moscou? de Christiane Jatahy (2014-2020), refletindo a cena contemporânea (FÉRAL, 2015), (BIDENT, 2016), (COSTA, 2009) (CARREIRA; BULHÕESCARVALHO, 2013); a criação, no exame da encenação Daquele Naipe (2018-2020) cuja poética reflete reverberações entendidas como ação de resistência às estruturas de poder (KILOMBA, 2019).-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation brings a reflection in the field of the genesis of contemporary staging and female participation in the history of theater, cut out mainly in the Brazilian scene, narrated from a personal perspective of encounters with the names addressed. The work aims to present studies on theatrical direction, starting with a feminist investigation. The collection and analysis of this work go through concepts of theater theory and the history of staging. To this object, an autoethnographic option (CALVA, 2019) is found here in the construction of the theoretical-critical narrative of the research. The study takes a look at the performing arts from three perspectives: history (ANDRADE; EDELWEISS, 2008); description and analysis, from the show E se elas fossem para Moscou? by Christiane Jatahy (2014-2020), reflecting the contemporary scene (FÉRAL, 2015), (BIDENT, 2016), (COSTA, 2009) (CARREIRA; BULHÕESCARVALHO, 2013); the creation, in the examination of the staging Daquele Naipe (2018-2020) whose poetics reflects reverberations understood as an action of resistance against the structures of power (KILOMBA, 2019).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/02/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres no teatro-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro - produção e direção-
Palavras-chave: dc.subjectArtes cênicas-
Título: dc.titleRastros cênicos : um percurso autoetnográfico sobre mulheres encenadoras.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.