Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Santos, Clóvis Domingos dos | - |
Autor(es): dc.creator | Maciel, Paulo Marcos Cardoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T19:59:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T19:59:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12985 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.22456/2236-3254.92106 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650700 | - |
Descrição: dc.description | Partindo do princípio de que toda crítica traz consigo um olhar específico sobre o fazer e o pensar o teatro, buscamos identificar e analisar alguns dos principais programas críticos formulados ao longo do século XX e seus desdobramentos ou interfaces com a produção mais recente. Nossa hipótese é de que o ofício, o objeto e o território do crítico no Brasil vêm-se transformando nos últimos anos em virtude de um cenário distinto vivenciado pelas artes cênicas no país. Nesse sentido, o território expandido da atuação do crítico compreende uma rede de colaboradores em luta pelo teatro e por seu lugar no mundo. Menos que uma superação da crítica moderna ou de seus limites cognitivos, o que vemos hoje é o conflito entre perspectivas resultantes do aumento da complexidade da questão devido à sobrevivência atual de práticas pretéritas. | - |
Descrição: dc.description | Departing from the principle that all criticism includes a specific perspective about the practice and thought involved in theatre, we sought to identify and analyse some of the main critical trends formed throughout the 20th century with their branches and interfaces in more recent production. Our hypothesis is that the craft, the object and the territory occupied by the critic in Brazil have been undergoing transformations in the last few years because of the distinct scenario experienced by the Scenic Arts in the country. In that sense, the expanded territory for the critic’s practice comprehends a network of collaborators, struggling over the meaning of theatre and its role in the world. Instead of overcoming modern criticism or its cognitive limits, what we find today is the conflict between perspectives that resulted from an increase in complexity of the issue, that resulted in turn from the survival, to this day, of past practices. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Cena permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2276>. Acesso em: 23 nov. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica teatral brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Título: dc.title | O crítico e a função da crítica diante da cena contemporânea. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: