Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Torisu, Edmilson Minoru | - |
Autor(es): dc.contributor | Torisu, Edmilson Minoru | - |
Autor(es): dc.contributor | Powell, Arthur Belford | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Frederico da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Assis, Samuel Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T19:59:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T19:59:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13159 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650691 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo trata de uma dissertação de Mestrado, na área da Educação Matemática e com foco na Educação Financeira. O objetivo principal consistiu em analisar dissertações, com discussões centradas na Educação Financeira e investigar conexões/diálogos entre passagens do texto das pesquisas com o arcabouço teórico da Educação Matemática Crítica (EMC). Essas dissertações foram selecionadas em três programas de Mestrado Profissional de Minas Gerais, em que encontramos, no total, 42 pesquisas. Por sua natureza, a pesquisa pode ser classificada como bibliográfica e cuja análise foi desenvolvida sob a luz de construtos da EMC, nos pautando, principalmente, em discussões travadas por Ole Skovsmose e Arthur Powell. Destacamos que as conexões/diálogos entre a Educação Financeira e a EMC não estavam, necessariamente, explícitas/explícitos nas pesquisas analisadas. Na realidade, foi necessário um olhar analítico do pesquisador para os dados dos textos, guiado pela sua compreensão acerca dos construtos da EMC, na busca por diálogos. Ressaltamos que, encontramos conexões/diálogos em todas as dissertações analisadas, mesmo que o autor não citasse ou falasse, de forma explícita, sobre conceitos da EMC. Os resultados nos permitem refletir que a Educação Financeira possui, em sua natureza, relações com a Educação Matemática Crítica, particularmente costuradas pelos conceitos de Cenários para Investigação, empowerment, foregrounds e backgrounds. Além disso, percebemos algumas lacunas que podem ser preenchidas por futuras pesquisas, em Educação Matemática, explorando relações entre a Educação Financeira e a EMC, além de promover estudos situados no Ensino Superior, que tem sido pouco contemplado nas pesquisas. | - |
Descrição: dc.description | This study is about a Master's dissertation, in the area of Mathematics Education and with a focus on Financial Education. The main objective was to analyze dissertations, with discussions centered on Financial Education and to investigate connections / dialogues between passages of the research text with the theoretical structure of Critical Mathematics Education (CME). These dissertations were selected in three Professional Master's Programs in Minas Gerais, in which we found a total of 42 studies. By its nature, the research can be classified as bibliographic and whose analysis was developed refericing by CME constructs, mainly based on discussions held by Ole Skovsmose and Arthur Powell. The connections / dialogues between Financial Education and CME were not necessarily explicit in our research. In fact, it was necessary to have an analytical look from the researcher to the data of the texts, guided by our understanding about the CME constructs, searching for dialogues. We emphasize that, we found connections / dialogues in all the dissertations analyzed, even if the author did not mention or speak, explicitly, about CME concepts. The results allow us to reflect that Financial Education has, in its nature, relations with Critical Mathematical Education, particularly stitched by the concepts of Scenarios for Investigation, empowerment, foregrounds and backgrounds. In addition, we realize some gaps that can be filled by future research in Mathematics Education, exploring relationships between Financial Education and CME, in addition to promoting studies with college students, which has been little contemplated in the area. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/03/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diálogos | - |
Título: dc.title | Diálogos entre educação financeira e educação matemática crítica : uma pesquisa bibliográfica analisando dissertações defendidas em mestrados profissionais de Minas Gerais. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: