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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Rosa, Milton | - |
Autor(es): dc.contributor | Rosa, Milton | - |
Autor(es): dc.contributor | Kistemann Junior, Marco Aurélio | - |
Autor(es): dc.contributor | Orey, Daniel Clark | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Andressa Maria da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T19:58:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T19:58:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10074 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650663 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Essa pesquisa de cunho qualitativo foi conduzida com 20 alunos matriculados no primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da região norte do estado de Minas Gerais. O principal objetivo deste estudo foi identificar e analisar as potencialidades da utilização do software GeoGebra através de dispositivos móveis, como, por exemplo, os telefones celulares e os smartphones, como instrumentos mediadores do entendimento do conteúdo de funções exponenciais fundamentado na teoria do aprendizado móvel. Complementando o objetivo geral desse estudo, os objetivos específicos foram: a) investigar as contribuições da utilização do software GeoGebra e da realização das atividades propostas para a potencialização de seu emprego para o entendimento dos conceitos de função exponencial a partir de uma metodologia de ensino diferenciada, b) identificar e analisar as contribuições da utilização do smartphone como um instrumento mediador do processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de função exponencial. Assim, apoiados nesses objetivos e, também, no referencial teórico referente a Teoria da Mediação de Vygotsky e a Teoria do Aprendizagem Móvel em salas de aula delineou-se a seguinte questão de investigação: Quais são as possíveis potencialidades da utilização do software GeoGebra através do smartphone como recursos pedagógicos para o desenvolvimento do conteúdo de funções exponenciais para alunos do Primeiro ano do Ensino Médio? Para a coleta de dados foram utilizados: dois questionários, sendo um inicial e um final, quatro blocos de atividades e o diário de campo da professora-pesquisadora. Os dados coletados, foram analisados de acordo com os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados. Após essa análise, houve a codificação dos dados brutos por meio das codificações aberta e axial, que originaram os códigos preliminares e as categorias conceituais, que possibilitaram que os resultados obtidos fossem interpretados por meio da elaboração de três categorias conceituais que permitiram que a questão de investigação fosse respondida. O principal resultado desse estudo mostrou que os dispositivos móveis como os telefones celulares e os smartphones foram utilizados como instrumentos mediáticos entre os participantes desse estudo, a professora-pesquisadora e os conteúdos relacionados com funções exponenciais, que foram trabalhados por meio do software GeoGebra, que foi baixado nesses dispositivos móveis. Assim, essa mediação potencializou o desenvolvimento de habilidades matemáticas referentes à identificação de conceitos e propriedades de funções exponenciais, bem como determinar as características de seus gráficos. Como resultado da condução desse estudo, houve a elaboração de um produto educacional no formato de um caderno de sugestões de atividades, que poderá ser utilizado em sala de aula com o emprego do software GeoGebra e dos telefones celulares/smartphones por meio da proposição de orientações metodológicas e pedagógicas para a realização das atividades matemáticas curriculares propostas em sala de aula. | - |
Descrição: dc.description | This qualitative research was conducted with 20 students enrolled in the first year of a public high school in the Northern region of the state of Minas Gerais. The main objective of this study was to identify and analyze the potential of using GeoGebra software through mobile devices, such as cellular phones and smartphones as mediating instruments to the understanding of content of exponential functions based on the theory of mobile learning. Complementing the general objective of this study, the specific objectives were to: a) investigate the contributions of the use of GeoGebra software and the accomplishment of the activities proposed for the potentialization of its use to the understanding of the concepts of exponential function from a methodology of differentiated teaching, b) identify and analyze the contributions of the use of the smartphone as a mediating instruments of the process of teaching and learning exponential function content. Thus, supported by these objectives and to Vygotsky's Theory of Mediation and Mobile Learning Theory in classrooms, the following research question was outlined: What are the possible potentialities of using GeoGebra software through smartphone use as pedagogical resource for the development of content of exponential functions for students in the first year of high school? For data collection, two questionnaires were used, one of which was an initial and one final, four blocks of activities, and the field journal of the teacher-researcher. The collected data were analyzed according to the assumptions of grounded theory. After this analysis, the raw data were coded by means of the open and axial codifications, which originated the preliminary codes and conceptual categories that enabled the obtainment of the results to be interpreted through the elaboration of three conceptual categories that allowed the investigation question to be answered. The main result of this study showed that mobile devices such as cellular and smartphones can be successfully used as mediation instruments among the participants of this study, the teacher-researcher and the contents related to exponential functions, which were applied through GeoGebra software downloaded on these mobile devices. The main results of this study showed that mediation has potential for the development of mathematical abilities related to the identification of concepts and properties of exponential functions, as well as to determine the characteristics of their graphs. As a result of the conduction of this study, an educational product was developed in the form of a notebook of suggestions for activities and guidelines for classroom use with GeoGebra software and cellular/smartphones by proposing guidelines to the methodological and pedagogical approaches to the accomplishment of the curricular mathematical activities proposed in the classrooms. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | An error occurred getting the license - uri. | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 27/07/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dispositivos móveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria Fundamentada nos Dados | - |
Título: dc.title | Potencialidades da utilização do software GeoGebra para o desenvolvimento do conteúdo de funções exponenciais através do smartphone. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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