Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Campos, Dilhermando Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Campos, Dilhermando Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Zaidan, Samira | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Ana Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Renato Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T19:58:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T19:58:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13308 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650632 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A relação entre a matemática e a música foi muito explorada na Grécia Antiga, tendo diversos desdobramentos na filosofia e na educação desenvolvida pelos gregos. A descoberta de Pitágoras, que relacionava comprimentos e notas musicais, teve grande influência no pensamento grego, levando à construção de uma leitura rítmica do universo, que funcionaria segundo uma harmonia matematicamente apreensível. Era a mousiké que daria inteligibilidade ao mundo e que ordenaria o modelo educacional grego sistematizado sob o conceito de Paidéia. Esse modelo de educação clássica, que visava a uma formação integral do indivíduo, contrasta com o nosso modelo moderno, que possui grande tendência a fragmentar o conhecimento e explorar apenas seu caráter lógico. Por esse motivo, nos propusemos a investigar se seria possível recuperarmos elementos do modelo clássico na escola atual, usando a história da matemática e da música como fio condutor de atividades em que trabalhamos o conceito de número racional. Realizamos uma pesquisa qualitativa, formulando atividades que explorassem toda a riqueza da abordagem clássica, que envolve percepções sensoriais, atividades corporais e reflexão a respeito da estrutura da música, trabalhando com razões e medidas numa sala de aula. As atividades foram aplicadas a alunos do 1º ano do ensino médio e as conclusões a que chegamos foi que essa recuperação da Paidéia é possível em alguma medida, mas sob grandes limites que são parte estrutural do modelo de educação atual. | - |
Descrição: dc.description | The connection between mathematics and music was widely explored in ancient Greece, being very influential in the philosophy and education developed by them. Pythagoras' discovery relating lengths and musical notes had a great influence on Greek thought, constructing of a rhythmic reading of the universe, which would function according to a mathematically apprehensive harmony. The mousiké would became the world intelligible and that would order the Greek educational model systematized under the concept of Paideia. This model of classical education, which aimed at an integral formation of the individual, contrasts with our modern model, which has a great tendency to fragment knowledge and explore only its logical character. For this reason, we set out to investigate whether it would be possible to recover elements of the classical model in the current school, using the history of mathematics and music as the guiding thread of activities in which we work on the concept of rational number. We conducted a qualitative research, formulating activities that explored elements of the classical approach, which involves sensory perceptions, corporal activities and reflection about the structure of music, working with ratios and measures in a classroom. The activities were applied to students of the 1st year of high school and the conclusions we reached was that this recovery of Paidéia is possible to some extent, but under great limits that are a structural part of the current model of education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/06/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - estudo e ensino | - |
Título: dc.title | O resgate de elementos da Paideia grega como orientação no uso da história da matemática e da música na sala de aula. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: