Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Campos, Dilhermando Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Marcia Maria Fusaro | - |
Autor(es): dc.contributor | Torisu, Edmilson Minoru | - |
Autor(es): dc.contributor | Campos, Dilhermando Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes Júnior, Edmar Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T19:58:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T19:58:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10443 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650628 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo da pesquisa é entender e estabelecer parâmetros para o processo de elaboração e desenvolvimento de atividades orientadoras de ensino que explorem uma situação histórica tendo como inspiração a perspectiva modules de Jankvist. Para tanto, elaboramos uma atividade em que exploramos habilidades presentes no bloco grandezas e medidas. Nos pautamos no contexto histórico e na engenharia empregada pelos árabes para abastecer a Alhambra de recursos hídricos no século XIV. Desenvolvemos a atividade orientadora de ensino em três turmas com aproximadamente 12 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, à luz do Experimento de Ensino. A cada turma/ desenvolvimento, a atividade foi avaliada e aperfeiçoada de modo que, analisando sob a ótica da Teoria da Atividade, fosse possível entender todo o processo e estabelecer os parâmetros para elaborar outras atividades desta mesma natureza. Além disso, apresentamos ao longo do texto uma revisão bibliográfica das principais teorias que buscam alicerçar o uso da História da Matemática em sala de aula como perspectiva da Educação Matemática. A principal contribuição que se pretende com esse trabalho para o cenário educacional é a de possibilitar ao professor a reflexão acerca da utilização de situações históricas nas aulas de Matemática, além de auxiliá-lo, da forma mais clara e objetiva possível, na elaboração e no desenvolvimento de atividades orientadoras de ensino baseadas em situações históricas. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this paper is to understand and establish parameters for the process to the elaboration and development of teaching orienting activities that explore a historical situation inspired by Jankvist's perspective modules. Then, we elaborated an activity in which we explore some abilities present in the Brazilian mathematical curriculum for basic education, based on the historical context and the engineering used by the Arabs to supply the Alhambra with water resources in the 14th century. We developed the activity in three classes with approximately 12 students of the 9th grade of High School on the light of the Teaching Experiment.We promoted successive applications and, with each class / development, we improved the activity for the next class / development, hoping that the analysis of the entire process from the perspective of Activity Theory would allow us to understand the whole process and establish such parameters. In addition, we present a bibliographical review of the main theories that seek to support the use of History of Mathematics in the classroom as a perspective of the Mathematics Education. The main contribution of this work to the educational scenario is to enable the teacher to reflect on the use of historical situations in mathematics classes, as well as to assist him in the most clear and objective way possible in the elaboration and development of teaching orienting activities based on historical situations. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/10/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - historiografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem experimental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alhambra - Espanha | - |
Título: dc.title | A elaboração e o desenvolvimento de atividades orientadoras de ensino pautadas em situações históricas : o sistema hidráulico da Alhambra e o bloco grandezas e medidas. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: