
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Karina Gomes Barbosa da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T19:58:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T19:58:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12951 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.22409/rmc.v14i1.38707 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650610 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo investiga os modos pelos quais a tecnologia de gênero do cinema opera em produtos culturais que veiculam representações de meninas desafiadoras das narrativas da contenção patriarcal e de feminilidade hegemônica. Para tanto, parte de uma análise cultural crítica de inflexão feminista das protagonistas dos filmes Ponte para Terabítia e O labirinto do fauno, Leslie e Ofelia, respectivamente, cotejando os estudos feministas de inflexão culturalista, sobretudo, assim como teorias do cinema. O trabalho busca refletir acerca de representações cinematográficas que articulam o ser-menina com uma temporalidade, mas também com os espaços percorridos pelas personagens. Em ambos os filmes, o dispositivo pedagógico cinematográfico oferece lições para esses corpos que ousam ocupar espaços que não lhes pertencem. | - |
| Descrição: dc.description | This article investigate the ways in which technology of gender operates in cultural products that convey representations of girls who challenge the narratives of patriarchal restraint and hegemonic femininity. In order to achieve this, we employ a feminist critical cultural analysis of the protagonists of the films Bridge to Terabithia and Pan's Labyrinth, Leslie and Ofelia, respectively, using the feminist studies of culturalist inflection, as well as cinema theories. I aim to reflect on cinematic representations that articulate girlhood with a sense of temporality, but also with the spaces covered by the characters, also trying to understand how these bodies occupy such spaces. In both movies, the cinematic pedagogical device offers lessons for these bodies that dare to occupy spaces that do not belong to them. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Mídia e Cotidiano permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1693>. Acesso em: 17 mar. 2020. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
| Título: dc.title | Leslie e Ofelia, meninas que ousam sair do quarto : espaço, feminilidade e corpo em Ponte para Terabítia e O labirinto do fauno. | - |
| Título: dc.title | Leslie and Ofelia, girls who dare to walk out of the bedroom : space, femininity and the body in Bridge to Terabithia and Pan's Labyrinth. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: