Em quem e no que confiar? : análise de conhecimento funcional de natureza da ciência de licenciados em química.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendonça, Paula Cristina Cardoso-
Autor(es): dc.contributorMendonça, Paula Cristina Cardoso-
Autor(es): dc.contributorPagliarini, Cassiano Rezende-
Autor(es): dc.contributorMoura, Cristiano Barbosa-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Jordana Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T19:58:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T19:58:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13237-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650599-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionNesta pesquisa investigamos como licenciandos em Química utilizam conhecimentos de natureza da ciência (NdC) para analisar afirmativas relacionadas a uma controvérsia em relação as dietas low carb e low fat e também como esse conhecimento relaciona-se com o posicionamento deles na resolução de uma questão sociocientífica (QSC) sobre o consumo de carne animal. Utilizamos uma QSC alinhada a uma abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente para trabalhar NdC, considerando-se a pertinência do ensino contextualizado de NdC. Adotamos a proposta Whole Science (ciência integral) de autoria de Douglas Allchin (2011 e 2017) para o ensino e análise das compreensões dos licenciandos sobre NdC, devido ao foco no conhecimento funcional, isto é, que contribui na análise de casos e tomadas de decisão. Para alcançar os objetivos da pesquisa, analisamos um recorte de aulas de uma sequência didática (SD) utilizando o referencial teórico de Allchin, a partir das dimensões da confiabilidade da ciência, e de critérios para análise de conhecimento funcional, conforme trabalho de Mendonça et al. (no prelo). Os licenciandos tiveram que responder algumas perguntas sobre as atividades da SD e redigir um parecer final sobre a QSC, o que constituiu o corpus de análise desta pesquisa. Evidenciamos que maior parte dos licenciandos conseguiram fazer uso dos conhecimentos de NdC de maneira funcional para as questões analisadas. Ao fazerem uso de tais conhecimentos, julgamos que conseguiram pensar nos princípios propostos por Allchin de questionar em quem e no que confiar, quando eles analisaram criticamente as pesquisas em relação às dietas low carb e low fat. Além disso, identificamos que essa análise contribuiu para decisão sobre o consumo de carne animal no parecer final, porque todos concordaram que não haviam pesquisas que apresentassem dados suficientes em relação aos malefícios de gorduras para a saúde humana e assim optararam por uma dieta balanceada, por considerarem as fontes de proteínas e gorduras importantes nas dietas. Também percebemos que o modo como as questões foram elaboradas, de forma contextualizada, permitiu que os licenciandos conseguissem relacioná-las com os aspectos de NdC de maneira funcional. Os resultados também indicaram que conseguimos explorar o conhecimento de NdC além da dimensão declarativa, pois analisamos a concordância entre o uso dos aspectos de NdC com as justificativas. Defendemos assim que os professores de Ciências trabalhem em sala de aula com os problemas reais para discutir sobre ciência com os estudantes e que um passo promissor para tal inclusão passa pela sua inserção na formação inicial de professores.-
Descrição: dc.descriptionIn this research we investigate how initial teacher chemistry use knowledge of nature of science (NOS) to analyze statements related to a controversy in relation to low carb and low fat diets and also how this knowledge is related to their position in solving a socioscientific issue (SSI) on the consumption of animal meat. We use a SSI aligned to a Science, Technology, Society and Environment approach to work NOS considering the relevance of contextualized NOS teaching. We adopted the Whole Science proposal by Douglas Allchin (2011 and 2017) for teaching and analyzing initial teacher chemistry conceptions about NOS, due to the focus on functional knowledge, that is, which contributes to the analysis of cases and decision making. To achieve the research objectives, we analyzed a section from a teaching sequence (TS) using the theoretical framework of Allchin – the dimensions of science reliability – and criteria for the analysis of functional knowledge according to the publication of Mendonça et al. (in press). The initial teacher chemistry had to answer some questions about the activities of TS and write a final opinion on the SSI, which constituted the corpus of analysis of this research. We showed that most of the initial teacher chemistry were able to make use of NOS knowledge in a functional way for the issues analyzed by making use of such knowledge. We believe that they were able to think of the principles proposed by Allchin of questioning whom and what to trust, when they critically analyzed research in relation to low carb and low fat diets. Moreover, we identified that this analysis contributed to the decision on the consumption of animal meat, because everyone agreed that there was no sufficient data in relation to the harmful effects of fats for human health and thus opted for a balanced diet, for consider protein and fat sources to be important in diets. We also realized that the way the questions were elaborated, in a contextualized way, allowed the initial teacher chemistry to be able to relate them with the aspects of NOS in a functional way. The results also indicate that we were able to explore NOS knowledge beyond the declarative dimension, as we analyzed the agreement between the use of NOS aspects and the justifications. We therefore advocate that science teachers work in the classroom with real problems to discuss science with students and that a promising step towards such inclusion is through their insertion in the initial training of teachers.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 06/05/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectCiência e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Título: dc.titleEm quem e no que confiar? : análise de conhecimento funcional de natureza da ciência de licenciados em química.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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