Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paula, Geraldo Donizetti de | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribas, Rovadávia Aline de Jesus | - |
Autor(es): dc.contributor | Paula, Geraldo Donizetti de | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribas, Rovadávia Aline de Jesus | - |
Autor(es): dc.contributor | Vale, Clécio Magalhães do | - |
Autor(es): dc.contributor | Russo, Mário Luís Cabello | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Cindy Costa Laudares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T19:58:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T19:58:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13452 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650574 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Engenharia das Construções. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Existem vários programas computacionais que manipulam a tecnologia BIM (Building Information Modeling), como o Revit (Autodesk), adaptando a cada versão suas funções com simuladores térmicos em sua interface e suporte. Com isso, é possível estabelecer um estudo do desempenho global de uma edificação e ter uma avaliação para as decisões a serem tomadas diretamente no sistema BIM, caracterizando-o assim como uma ferramenta de trabalho que integra projetos e simulações, simultaneamente. Esta dissertação vem investigar e analisar o auxílio do sistema BIM como sistema de estudo e análise do desempenho ambiental no desenvolvimento do projeto arquitetônico, sem a necessidade de exportar informações do projeto para outros simuladores mais complexos e que poucos profissionais manuseiam. Por meio de um modelo real, com as informações e características dos materiais utilizados na edificação, é realizado um estudo de caso do primeiro bloco do Prédio da Escola de Minas, uma das edificações da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), localizado no Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto – MG. O prédio possui uma edificação marcada pela arquitetura e imponência de sua estrutura metálica. O primeiro bloco do Prédio da Escola de Minas é modelado no Revit 2019, com suas informações transferidas para simuladores de análise térmica com base na web Autodesk Green Building Studio. São feitas simulações considerando o sistema de fechamento original da edificação e alterando o fechamento interno para gesso acartonado. Também são realizadas medições de temperatura interna e externa para análise, que mostram um desconforto térmico da edificação. Por meio dos resultados obtidos no estudo, constata-se que é possível simular parte dos componentes de desempenho térmico aplicando o sistema BIM. Contudo, nota-se que o Revit está em processo de transição e ainda não foram integradas todas as funcionalidades do software EnergyPlus, tomado como referência, em sua interface. | - |
Descrição: dc.description | There are several softwares available that manipulate BIM technology (Building Information Modeling), such as Revit (Autodesk) that has been adapting its functions with thermal simulators in its interface and support. Thereby it is possible to study the overall performance of a building and get an idea about the decisions that can be made directly in the BIM system that is characterized as a work tool integrating design and simulation simultaneously. Therefore, this essay comes to investigate and analyze the aid of the BIM system as a system of study and analysis of environmental performance in the development of architectural project without the necessity to export design information to other more complex simulators that few professionals handle. Through a real model with the information and characteristics of the materials used in the edification, a case study is conducted in the first block of the School of Mines Building, which is one of the buildings of the Federal University of Ouro Preto (UFOP), located in Cruzeiro Hill in Ouro Preto - MG. The building has its own edifying structure that marks by its architecture and the impressiveness of its metallic structure. The first block of the School of Mines Building is modeled on Revit 2019 with its information transferred to thermal analysis simulators based on web Autodesk Green Building Studio. Simulations are made considering the original closure system of the building and alternating the internal closure to plasterboard. Internal and external temperature measurements are also performed for evaluation, which show a thermal discomfort of the building. By means of the results obtained in the study it states that it’s possible to simulate part of the thermal performance components by applying the BIM system. However, we note that Revit is in the process of and have not yet been integrated all the functionalities of the EnergyPlus software, taking as a reference in its interface. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/07/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edifícios - isolamento térmico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem de informação da construção - buildings information modeling - BIM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura e tecnologia | - |
Título: dc.title | Aplicação do sistema BIM para estudo de desempenho térmico – estudo de caso: prédio da Escola de Minas. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: