Motivos para participação em tarefas investigativas na aula de matemática : uma análise a partir dos backgrounds e dos foregrounds de um grupo de estudantes do ensino fundamental.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTorisu, Edmilson Minoru-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T19:58:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T19:58:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11434-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n61a12-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650561-
Descrição: dc.descriptionEste artigo traz à baila uma discussão em torno dos motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de Matemática, a partir de seus backgrounds e foregrounds. Motivos foram considerados em uma perspectiva histórico-cultural como algo que emerge no interior das relações sociais. Os sujeitos desse estudo qualitativo foram quatro estudantes do nono ano de uma escola pública da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista e uma entre-vista, esta segunda com o objetivo de acessar backgrounds e foregrounds dos estudantes. Os resultados da análise mostraram que, além de motivos explícitos, ao entre-vistar backgrounds e foregrounds vários outros motivos, ligados a várias vivências em grupos sociais, revelaram-se.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents a discussion of the motives for students to take part in investigative tasks in mathematics classes, from their backgrounds and foregrounds. The motives motives were considered in a cultural historical perspective as emerging within social relations. The participants were four students from the ninth grade of a public school in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. The data were collected through an interview and an inter-view, the second in order to access backgrounds and foregrounds of students. The analysis results showed that, in addition to explicit motives, to inter-view backgrounds and foregrounds, many other motives linked to various social groups experiences were revealed.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados na Bolema estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Bolema <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 out. 2016.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Título: dc.titleMotivos para participação em tarefas investigativas na aula de matemática : uma análise a partir dos backgrounds e dos foregrounds de um grupo de estudantes do ensino fundamental.-
Título: dc.titleMotives for participation in investigative mathematics tasks in the classroom: an analysis from the backgrounds and foregrounds of a group of students from an elementary school.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.