Uma análise do Programa Ciência Sem Fronteiras na Universidade Federal de Ouro Preto.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Breynner Ricardo de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Breynner Ricardo de-
Autor(es): dc.contributorDelgado, Victor Maia Senna-
Autor(es): dc.contributorSouza, Marcone Jamilson Freitas-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ana Cristina Prado de-
Autor(es): dc.creatorMarques, Tiago Teuber-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T19:58:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T19:58:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13239-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650540-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Economia Aplicada. Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais, Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa analisa a implementação e os efeitos do Programa Ciência sem Fronteira (CsF) no processo de internacionalização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Propõe-se compreender o cenário político no momento da elaboração do Programa CsF para entender o modelo de política pública apresentada. A análise e sustentada pela revisão da literatura acerca de teorias clássicas sobre o conhecimento, o capital humano e o desenvolvimento social. Busca-se averiguar também os efeitos do Programa CsF na vida acadêmica e profissional dos estudantes contemplados com esse incentivo. Aprofunda-se no tema com uma revisão bibliográfica detalhada, a qual investiga as maiores bases de dados disponíveis. Além disso, contribui-se com uma análise específica que considera as possíveis consequências do Programa, reportadas por estudantes da UFOP, bem como das experiências de profissionais da UFOP, envolvidos no CsF. A metodologia busca analisar os resultados e experiências reportadas por estudantes UFOP que participaram do programa entre os anos de 2012-2017, focando em alunos da graduação. Uma abordagem qualitativa ´e apresentada de forma a sumarizar experiências e relatos, tanto de estudantes quanto gestores institucionais, resultando em uma análise detalhada dos frutos do CsF. Os instrumentos que sustentam a abordagem quantitativa e qualitativa desta dissertação são os seguintes: os dados estatísticos obtidos a partir do painel de controle do sítio eletrônico do Programa CsF; a elaboração de um questionário encaminhado para 300 estudantes contemplados e respondido por 70 destes; e a elaboração de uma entrevista e dois questionários encaminhados e respondidos pelo coordenador de do Programa CsF entre os anos de 2012 e 2013, e pelos coordenadores da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT) da UFOP, entre os anos de 2014 até o termino do Programa CsF. A dissertação aborda a revisão da literatura dos seguintes temas: a ideologia do conhecimento, a teoria do capital humano e o papel do Estado desenvolvimentista, além revisão sistemática da literatura. Os estudantes contemplados responderam questões em Escala Likert sobre os efeitos do Programa para o enriquecimento cultural, para o aumento da rede de contatos, para o desenvolvimento acadêmico, para a inserção ao mercado de trabalho e para o processo de internacionalização da UFOP. Finalmente, a partir de entrevistas e questionários encaminhados e respondidos por três gestores envolvidos no Programa CsF, compreende-se a evolução do programa na UFOP e suas peculiaridades, possibilitando uma compreensão precisa sobre os seus efeitos.-
Descrição: dc.descriptionThis research analyzes the implementation and effects of the Science without Borders (CsF) Program in the internationalization process of the Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). It is proposed to understand the political scenario at the time of the elaboration of the CsF Program to understand the model of public policy presented. The analysis will be supported by the literature review on classical theories about knowledge, human capital and social development. It also seeks to ascertain the effects of the CsF Program on the academic and professional lives of students contemplated with this incentive. A systematic bibliographic review is conducted in order to deep into the literature, which investigates the largest databases available. In addition, it contributes to a specific analysis that considers the possible consequences of the Program, reported by UFOP students, as well as the experiences of professionals involved in the CSF. The methodology seeks to analyze the results and experience reported by UFOP students who participated in the program between the years 2012-2017, focusing on undergraduate students. A qualitative and quantitative approach is presented in order to summarize experiences and reports, both from students and institutional managers, resulting in a detailed analysis of the fruits of the CSF. The instruments that support the qualitative approach of this dissertation are the following: the statistical data obtained from the control panel of the CsF Program website; the elaboration of a questionnaire sent to 300 contemplated students and answered by 70 of them; and the elaboration of an interview and two questionnaires sent and answered by the coordinator of the CsF Program between the years 2012 and 2013, and by the coordinators of the Coordination of International Affairs of UFOP, between the years 2014 until the end of the CsF Program. The dissertation addresses the literature review of the following themes: the ideology of knowledge, the theory of human capital and the role of the developmentalist State, besides to a systematic review of the literature. The contemplated students answered questions on a Likert Scale about the effects of the program on cultural enrichment, on their network of contacts, regarding their academic development and for insertion on the market, as well as UFOP’s internationalization process. Finally, based on interviews and questionnaires sent and answered by three managers involved in the CsF Program, the program’s evolution at UFOP and its peculiarities are understood, enabling a precise understanding of its effects.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/05/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal de Ouro Preto-
Palavras-chave: dc.subjectInternacionalização-
Palavras-chave: dc.subjectCapital humano-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento-
Título: dc.titleUma análise do Programa Ciência Sem Fronteiras na Universidade Federal de Ouro Preto.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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