Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Letícia Mendes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Letícia Mendes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Rojo de la Rosa, Sara del Carmen | - |
Autor(es): dc.contributor | Cavalcante, Alex Beigui de Paiva | - |
Autor(es): dc.contributor | Fahrer, Lucienne Guedes | - |
Autor(es): dc.creator | Pires, Felipe Moratori | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T19:58:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T19:58:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11902 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650512 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação, denominada O ator-dramaturgo: perspectivas e procedimentos entre autoralidade e cena, tem como principal objetivo a investigação da fusão, ou fronteira, das funções “dramaturgia” e “atuação” em processo de criação para teatro. Para isso, são desenvolvidas discussões acerca da crise do gênero dramático, suas aproximações com a crise do próprio gesto de escrever e a emergência da corporeidade, tendo como ponto de partida a virada epistemológica do século XIX. As discussões sobre o conceito de escrita, e sua crise no contexto contemporâneo, são realizadas a partir da filosofia crítica de Vilém Flusser, que permite reflexões que tensionam a natureza unidimensional da escrita em contraste com a natureza quadridimensional da cena teatral. A compreensão do trabalho do ator nestadissertação é norteada pelas teorias de Jersy Grotowski, cujo legado se atualiza no Brasil por meio dos estudos de Luis Otávio Burnier e o grupo que fundou, o Lume Teatro, compreensão que propõe o ator como criador, o centro psíquico e físico da sua própria arte, e, sobretudo, elaborador da sua própria dramaturgia. Os tensionamentos teóricos sobre escrita e imagem nos procedimentos de composição cênica, junto às perspectivas das poéticas do corpo, são observados no processo de criação do espetáculo “Terra sem Acalanto”, da companhia Sala de Giz, de Juiz de Fora (MG). O espetáculo em questão é objeto de pesquisa prática no qual o autor exerceu as funções de dramaturgismo e atuação. | - |
Descrição: dc.description | This master’s thesis titled O ator-dramaturgo: perspectivas e procedimentos entre autoralidade e cena aims to investigate the fusion, or border, between the functions “dramaturgy” and “acting” in process of creation for drama. In order to do so, we develop discussions about the crisis of the dramatic genre, its approximations to the crisis of the very own writing gesture and the emergence of corporeality, taking as a starting point the epistemological turn the 19th Century. The discussions about the concept of writing – and its crisis in the contemporary context – are carried out using the critical philosophy of Vilém Flusser, which allows reflections that stress out the unidimensional nature of writing in contrast with the quadridimensional nature of the drama scene. The comprehension of the actor’s work in this thesis is guided by the theories of Jersy Grotowski, whose legacy is updated in Brazil through Luis Otávio Burnier’s studies and the group he founded, Lume Teatro, which proposes the actor as a creator, as the psyche and physical center of his own art and specially maker of his own dramaturgy. The theoretical stresses about writing and image in the scene composition procedures, along with the poetic perspectives of the body, are observed during the creation process of the spectacle “Terra sem Acalanto”, by the company Sala de Giz from Juiz de Fora – MG, Brazil. This particular spectacle is a practical research object in which the author executed both acting and dramaturgic functions. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/12/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro - literatura x técnica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo como suporte da arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes cênicas | - |
Título: dc.title | O ator-dramaturgo : perspectivas e procedimentos entre autoralidade e cena. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: