Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSól, Vanderlice dos Santos Andrade-
Autor(es): dc.contributorSól, Vanderlice dos Santos Andrade-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, José Luiz Vila Real-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Natalia Fontes de-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Fernanda Ferreira de Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T19:58:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T19:58:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13103-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650479-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa de mestrado intitulada “Motivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa” analisa a motivação e a identidade dos estudantes dos 6 º e 9º ano do Ensino Fundamental, moradores da cidade da região dos Inconfidentes. Pretendeu-se compreender o aprendizado da Língua Inglesa no ambiente escolar por meio do uso de instrumentos de pesquisa, dentre eles, questionários, entrevistas semiestruturadas e narrativas visuais, que foram elaboradas pelos discentes em seu ambiente de estudo. Buscou-se com a aferição e análise destes instrumentos, o entendimento de quais seriam os fatores determinantes para a motivação e a desmotivação dos discentes em sala de aula, bem como, a percepção de suas identidades como estudantes de Língua Inglesa, ampliando-se, assim, a compreensão das características da aprendizagem de Língua Inglesa em sala de aula. A análise dos fatores motivacionais destes estudantes foi feita com base nas teorias da motivação relacionadas à Linguística Aplicada, principalmente Dörnyei (1994) (2005) (2011), Oxford e Shearin (1994), Norton, Boni (2000), Gardner (2001), com a utilização de alguns procedimentos da análise do discurso, e com procedimentos da análise das narrativas visuais, para que, desse modo, a pesquisadora pudesse estimular o debate sobre quais seriam os fatores fundamentais ao fomento da aprendizagem e à manutenção do interesse e, consequentemente, propiciar uma maior permanência dos discentes em salas de aulas potencializando-se assim o aprendizado, esta analise final baseou-se em categorias que relacionou dizeres dos participantes, narrativas visuais elaboradas com a teoria base deste estudo.-
Descrição: dc.descriptionThis master’s research entitled “Motivation and identity of public school students for learning English” analyzes the motivation and identity of students in the 6th and 9th grades of elementary school, living in a city of the Region of Inconfidentes. It was intended to understand the learning of the English language in the school environment through the use of research instruments, among them, questionnaires, semistructured interviews and visual narratives, which were elaborated by the students in their study environment in a public school. With the measurement and analysis of these instruments, we sought to understand what would be the determining factors for the motivation and demotivation of students in the classroom, as well as the perception of their identities as English language students, expanding, thus, understanding the characteristics of English language learning in the classroom. The analysis of the motivational factors of these students was based on the theories of motivation related to Applied Linguistics, with the use of discourse analysis procedures, and with procedures for the analysis of visual narratives, so that, the researcher could stimulate the debate on what would be the fundamental factors for the promotion of learning and the maintenance of interest and, consequently, provide a greater permanence of students in classrooms, thus enhancing learning.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/02/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Título: dc.titleMotivação e identidade de estudantes da rede pública para o aprendizado de língua inglesa.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.