Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Plínio Cavalcanti | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Eduardo Saquis | - |
Autor(es): dc.contributor | Campos, Dilhermando Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Plínio Cavalcanti | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Clarissa Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T19:58:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T19:58:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10358 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650469 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho vincula-se à linha de pesquisa Formação de Professores, Cultura e Ensino-Aprendizagem de Matemática do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP/MG. O objetivo da pesquisa é avaliar as contribuições que uma sequência de atividades relacionadas com a resolução de problemas pode oferecer para os processos de ensino e de aprendizagem da matemática na Educação Básica. As atividades foram elaboradas a partir do estudo de pesquisas científicas do campo da Educação Matemática sobre essa temática. Em termos dos procedimentos metodológicos, foram realizados testes de sondagem (no início e no final dos trabalhos) e, posteriormente, durante cerca de cinco semanas em sala de aula de sexto ano de uma escola pública de MG, trabalhamos um conjunto de atividades preparadas especialmente com o propósito de proporcionar o desenvolvimento da capacidade de leitura e interpretação de textos matemáticos, mais particularmente, de enunciados de problemas matemáticos. Como instrumentos de produção de dados foram utilizados: observação direta das aulas nas quais se desenvolveram as atividades propostas, diário de campo e gravação (em áudio e vídeo) das aulas realizadas durante o período de trabalho de campo, assim como registros das soluções dadas pelos alunos às questões propostas nas diferentes atividades durante o trabalho de campo, o qual se desenvolveu durante o período regular de aulas da escola. Os resultados mostram que, embora haja limitações de vários tipos e natureza, o conjunto de atividades proposto, considerando a prática escolar vigente atualmente no Brasil, pode contribuir de várias maneiras para o desenvolvimento da capacidade de interpretação dos enunciados de problemas matemáticos dos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, entre elas as seguintes: promover maior atenção na leitura dos enunciados, de modo a obter-se um entendimento matemático mais completo e preciso da situação-problema proposta; promover uma leitura mais crítica dos enunciados, de modo a ser capaz de avaliar a relevância ou irrelevância de cada um dos dados fornecidos; promover a consideração da possibilidade de que o problema dado tenha uma, nenhuma ou várias soluções; promover o reconhecimento e maior familiaridade com a linguagem própria da matemática escolar no que concerne a precisão das informações dadas nos enunciados de problemas matemáticos. A partir deste relato de pesquisa foi elaborado um Produto Educacional, visando divulgar, especialmente entre professores de matemática do segundo segmento do Ensino Fundamental, os resultados obtidos, assim como uma descrição e avaliação crítica da experiência desenvolvida nessa turma de sexto ano. | - |
Descrição: dc.description | This research aims to evaluate what types of contributions a set of problem solving tasks may offer to the mathematics teaching and learning processes in school education. The proposed tasks were designed according to research findings we came across as the outcome of a review of the specialized literature in the field of Mathematics Education. As to the methodological procedures in applying the tasks, we worked for five weeks, in a real sixth grade school classroom, with 23 students, so as to expose them to situations that could help to develop the skills associated to adequately interpreting the texts usually met in school mathematics problem solving tasks. As the instruments of data production we used direct observation of the students in the classroom, a field diary, audio and video recordings, as well as the student’s written production along the work with the tasks. Results show that in spite of many constraints, the proposed set of tasks has contributed in various ways to the aims targeted by the project, such as: to promote greater attention in the reading of the problems texts, so as to get a better mathematics understanding of the situation described in the problem; to engender a critic reading of the problems so as to help the students consider the relevance or irrelevance of each one of the given data; to take into account the possibility that the given problem may have one, more than one or none solution; to foster familiarity with the school mathematical language as referred to the precision of the data given in the mathematics problems texts. We have also produced an “Educational Product” aiming to spread, among the schoolteachers, the results obtained in the investigation, as well as a description and a critic evaluation of the practice we have experienced as a sixth grade teacher along the work developed with the sixth grade students. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/10/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - problemas, exercícios, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Título: dc.title | Interpretação dos enunciados de problemas matemáticos : um estudo com alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior de Minas Gerais. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: