Metodologias ativas e formação inicial : cenas da prática pedagógica de professores de matemática.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNunes, Célia Maria Fernandes-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Ana Cristina-
Autor(es): dc.contributorNunes, Célia Maria Fernandes-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Ana Cristina-
Autor(es): dc.contributorFranchi, Regina Helena de Oliveira Lino-
Autor(es): dc.contributorTorisu, Edmilson Minoru-
Autor(es): dc.creatorAltino Filho, Humberto Vinício-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T19:58:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T19:58:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11872-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650464-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo teve como objetivo verificar se e como o uso de Metodologias Ativas na formação de professores de Matemática se reflete, em alguma medida, na prática docente de egressos que estão lecionando. Buscamos, portanto, responder à seguinte questão: Como as Metodologias Ativas utilizadas em um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior da Zona da Mata de Minas Gerais se refletem (ou não) na prática docente de seus egressos? A fundamentação teórica do estudo foi construída com base nas noções de Metodologias Ativas (ARAÚJO, 2015; CECY, OLIVEIRA e COSTA, 2013 e DIESEL, BALDEZ e MARTINS, 2017), e na discussão sobre formação de professores proposta por autores como Barreto (2009) e Roldão et al. (2009). A coleta de dados se deu por meio de: entrevistas com duas coordenadoras e com três egressos do curso em questão, questionário aplicado aos egressos dessa instituição formados entre 2014 e 2016, e observações de aulas dos três professores egressos. A participação dos egressos no estudo se deu em distintos níveis. Os 29 egressos que cursaram a graduação no período de 2012 a 2016 e estavam lecionando Matemática na época da pesquisa de campo foram convidados a responder um questionário on-line. Dos 15 egressos que o responderam, três foram selecionados para serem observados enquanto lecionavam e entrevistados. Os resultados evidenciam a existência de alguns reflexos das Metodologias Ativas na prática docente atual desse egressos, principalmente na mescla de momentos expositivos e momentos com formatos mais ativos ao longo das aulas de Matemática ministradas por eles, bem como na valorização das interações entre pares e nas tarefas práticas propostas. Observou-se ainda um destaque à aprendizagem em grupos, e, em alguns casos, à aprendizagem por projetos. Esta pesquisa gerou um Produto Educacional, no formato de livro, direcionado a professores e futuros professores de Matemática, bem como formadores de professores, no qual várias metodologias ativas são apresentadas e comentadas.-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to verify if and how the use of Active Methodologies in the education of Mathematics teachers is reflected, to some extent, in the teaching practice of graduates who are teaching. Therefore, we sought to answer the question: how do the Active Methodologies used in a Mathematics Teaching course of a higher education institution in the Zona da Mata of Minas Gerais reflect (or not) the teaching practice of its graduates? The theoretical foundation of the study was built based on the notions of Active Methodologies (ARAÚJO, 2015; CECY, OLIVEIRA & COSTA, 2013 & DIESEL, BALDEZ & MARTINS, 2017), and on the discussion about teacher education proposed by authors such as Barreto (2009) and Roldão et al. (2009). Data were collected through: interviews with two coordinators and three graduates of the aforementioned course, a questionnaire applied to graduates from this institution between 2014 and 2016, and class observations of the three graduated teachers. The participation of the graduates in the study occurred at different levels. The 29 graduates of the course who graduated between 2012 and 2016, and were teaching Mathematics simultaneously with the field research, were invited to answer an online questionnaire. Of the 15 graduates who answered, three were selected to be observed while teaching and being interviewed. The results evinced the existence of some reflections of the Active Methodologies in the graduates' current teaching practice, especially in the mixture between the expository moments and the moments with more active formats throughout their Mathematics classes, as well as in the appreciation of the interactions between peers and in the practical tasks proposed. An emphasis placed on group learning, and, in some cases, on project learning, was also observed. This research generated a book-based Educational Product aimed at teachers and future teachers of Mathematics, as well as at teacher trainers, in which various active methodologies are presented and commented.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/12/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de matemática - formação-
Título: dc.titleMetodologias ativas e formação inicial : cenas da prática pedagógica de professores de matemática.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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