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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Reis, Frederico da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Frederico da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Laudares, João Bosco | - |
Autor(es): dc.contributor | Viana, Marger da Conceição Ventura | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Wenderson Marques | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Sebastião Aparecido de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T19:58:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T19:58:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13067 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650457 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho apresenta uma pesquisa que visa identificar e analisar as possíveis contribuições de atividades de Modelagem Matemática numa perspectiva sociocrítica para a aprendizagem de Equações Diferenciais no curso de Licenciatura em Matemática. O referencial bibliográfico contempla diferentes abordagens teóricas de Modelagem Matemática, convergindo para a perspectiva sociocrítica adotada, além de investigações realizadas com foco nos processos de ensino e aprendizagem de Equações Diferenciais. A pesquisa, de natureza qualitativa, delineou-se a partir da elaboração, desenvolvimento e avaliação de atividades de Modelagem Matemática relacionadas ao crescimento populacional. Os participantes foram estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática de uma faculdade particular localizada no interior de Minas Gerais, matriculados na disciplina Equações Diferenciais, ministrada por ensino remoto devido à pandemia mundial de 2020. Os resultados apontam que as atividades de Modelagem Matemática realizadas por meio do ensino remoto e de forma colaborativa, contribuíram para uma ressignificação de conceitos e aplicações de Equações Diferenciais Ordinárias e para o desenvolvimento da criticidade nos futuros professores de Matemática, especialmente em relação a questões como cidadania, desigualdade social e ainda o papel / função social da própria Matemática. | - |
Descrição: dc.description | The present work presents a research that aims to identify and analyze the possible contributions of Mathematical Modeling activities in a sociocritical perspective for the learning of Differential Equations in the Mathematics Degree course. The bibliographic reference includes different theoretical approaches to Mathematical Modeling, converging to the adopted sociocritical perspective, in addition to investigations carried out focusing on the teaching and learning processes of Differential Equations. The research, of qualitative nature, was outlined from the elaboration, development and evaluation of Mathematical Modeling activities related to the population growth. The participants were students of a Mathematics Degree course at a private college located in the interior of Minas Gerais, enrolled in the Differential Equations discipline, taught by remote education due to the world pandemic of 2020. The results indicate that the Mathematical Modeling activities carried out by through remote teaching and in a collaborative way, contributed to a reframing of concepts and applications of Ordinary Differential Equations and to the development of criticality in future mathematics teachers, especially in relation to issues such as citizenship, social inequality and the role / social function of mathematics itself. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/01/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equações diferenciais - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura | - |
Título: dc.title | Utilizando a dimensão sociocrítica da modelagem matemática no ensino de equações diferenciais para o curso de licenciatura em matemática. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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