Roda de conversa como metodologia para partilha de saberes docentes.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaia, Cristina de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorDutra, Flávia Barbosa da Silva-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fábio Augusto Rodrigues e-
Autor(es): dc.contributorMaia, Cristina de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorcrismaia@ufop.edu.br-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ana Tereza Vital-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T19:58:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T19:58:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13104-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650367-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionAs formações inicial e continuada de professores ocupam lugar de relevância como estratégia para implementar melhorias na qualidade da Educação Básica. Acredita-se que a formação profissional promove uma cultura docente e de organização escolar, articula o professor individual ao coletivo, coloca-o numa postura crítico-reflexiva e contrária ao acúmulo de saberes, mas de experienciação, e constrói ativamente, pautando-se na partilha em espaços de formação conjunta. Assim, a pesquisa aqui a presentada se propôs à aplicação da metodologia de Rodas de Conversa com um grupo de professores da Educação Básica que lecionam em uma unidade de ensino estadual da rede pública do município de Ouro Preto. O emprego da Roda de Conversa teve em vista dar voz a esses atores sociais avaliando a potencialidade dessa ferramenta metodológica para favorecer a dialogicidade e o empoderamento entre docentes, a fim de fortalecer as percepções individual e mútua, estimulando a participação desses atores no contexto escolar e construir conhecimento integrado e com sentido, com a mediação da pesquisadora. Vislumbrou-se criar um espaço dialógico não hierarquizado, requisito primordial da metodologia em teste, focando a organização do grupo, troca de conhecimentos, em especial de saberes experienciais, promovendo reflexão sobre a própria prática, constituindo uma ferramenta para formação em partilha e sedimentação da profissão docente. Nas pesquisas acadêmicas sobre a formação docente, essa metodologia permitiu, ao dar voz a esses sujeitos de pesquisa, que se revelassem por si próprios, suas intenções, necessidades formativas e a práxis, viabilizando uma formação pautada na realidade docente, no locus de sua prática. A análise e interpretação dos dados no referido estudo demonstraram que as categorias que emergiram e suas respectivas unidades de registro a elas relacionadas, favoreceram a dialogicidade entre os docentes na medida em que construímos o espaço de amparo mútuo e abertura à fala, possibilitados pelas Rodas de Conversas. Os dados brutos foram constituídos por diálogos gravados, transcritos e categorizados, obtidos a partir da aplicação das Rodas de Conversa, seguindo orientações contidas em um produto educacional, o tutorial, confeccionado ao longo das Rodas desenvolvidas. Observou-se também que a abertura ao diálogo favorece a possibilidade do desenvolvimento de projetos interdisciplinares, das parcerias entre pesquisa e ensino e estruturação de ações e reflexões que levam, inclusive, à percepção da importância da formação continuada não formal mediada por partilhas das experiências profissionais.-
Descrição: dc.descriptionInitial and continuing teacher training occupies a relevant place as a strategy to implement improvements in the quality of Basic Education. It is believed that professional training promotes a teaching culture and school organization, articulates the individual teacher with the collective, puts him in a critical-reflexive posture and contrary to the accumulation of knowledge, but of experience, and actively builds, based on sharing in spaces of joint formation. Thus, the research present here proposed to apply the methodology of Conversation Circles with a group of Basic Education teachers who teachers at a state school unit in the public school in the municipality of Ouro Preto. The use of the Conversation Circle aimed to give a voice to these social actors, evaluating the potential of this methodological tool to favor the dialogicity and the empowerment among teachers, in order to strengthen the individual and mutual perceptions, stimulating the participation of these actors in the school context and build integrated and meaningful knowledge, with the e mediation of researcher. It was envisaged to create a non-hierarchical dialogical space, a fundamental requirement of the methodology under test, focusing on group organization, exchange of knowledge, especially of experiential knowledge, promoting reflection on one’s own practice, constituting a tool for training in sharing and sedimentation of the teaching profession. In academic research on teacher education, this methodology allowed, by giving voice to these research subjects, to reveal for themselves, their intentions, training needs and praxis, enabling an education based on the teaching reality, in the locus of their practice. The analysis and interpretation of the data in that study demonstrated that the categories that emerged and their respective registration units related to them, favored the dialogicity between the teachers as we build the space of mutual support and openness to speech, made possible by the Conversation Circles. The raw data were constituted by recorded, transcribed and categorized dialogues, obtained from the application of the Conversation Circles, following guidelines contained in an educational product, the tutorial, made along the developed Circles. I was also observed that the opening to dialogue favors the possibility of developing interdisciplinary projects, of the partnerships between research and teaching and structuring of actions and reflections that even lead to the perception of the importance of non-formal continuing education mediated by professional experiences.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 02/02/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes do docente-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Título: dc.titleRoda de conversa como metodologia para partilha de saberes docentes.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.