Um estudo sobre o estado do conhecimento produzido em relação à tecnologia e educação de surdos no Brasil de 1999 a 2018.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaulo, Jacks Richard de-
Autor(es): dc.contributorPaulo, Jacks Richard de-
Autor(es): dc.contributorBertin, Marta-
Autor(es): dc.contributorFurtado, Maria Aparecida Silva-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Christianne Câmara Lopes Albuquerque-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T19:58:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T19:58:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13171-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650361-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionNeste estudo tem-se o objetivo de apresentar o conhecimento produzido pela ciência brasileira sobre educação de Surdos e suas relações com o uso de tecnologias, bem como os caminhos, os desafios e os direcionamentos para o que ainda não foi abordado. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa é refletir sobre a convergência entre tecnologia e educação de Surdos por meio da análise de dissertações e teses defendidas no período de 1999 a 2018, disponibilizadas no portal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Para tal, busca-se nesta investigação de cunho eminentemente qualitativo, dados e informações junto ao banco de teses e dissertações da CAPES sobre as pesquisas realizadas na convergência entre as áreas educação de Surdos e tecnologia. Após a pesquisa no banco de teses e dissertações da CAPES, foram encontradas 33 pesquisas que atendiam aos requisitos de tema e ano de defesa definidos anteriormente. Essas pesquisas foram analisadas a partir de categorias pré-definidas, a saber: se caracteriza-se como uma pesquisa de mestrado ou doutorado, o ano da defesa, em qual região do país a pesquisa foi desenvolvida, em qual universidade, em qual programa de pós-graduação, se a pesquisa foi escrita por um autor Surdo ou ouvinte, apresentação de um breve resumo, o tema da pesquisa, os principais autores utilizados como referência (os 02 mais citados e os temas trabalhados por esses autores), qual o problema de pesquisa, qual a metodologia utilizada (qualitativa ou quantitativa, aplicada, teórica ou descritiva), qual tipo de tecnologia, os principais resultados, e as indicações de quais pesquisas podem ser desenvolvidas a partir da investigação finalizada. A partir do levantamento destes dados, foi possível fazer uma análise do que foi produzido na ciência sobre educação de Surdos e tecnologia durante 20 anos. As análises e reflexões realizadas sobre os dados coletados demonstram várias tendências, tais como a intensificação das pesquisas relacionadas à temática investigativa a partir da criação da Lei de Libras em 2002, a concentração das pesquisas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, o predomínio do desenvolvimento de pesquisas de abordagem qualitativa, o surgimento e a importância de pesquisas desenvolvidas por pesquisadores Surdos.-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this study is to present the knowledge produced by Brazilian science on the education of the Deaf and their relationship with the use of technologies, as well as the paths, challenges and directions for what has not yet been addressed. In this sense, the main objective of this research is to reflect on the convergence between technology and education of the Deaf through the analysis of dissertations and theses defended from 1999 to 2018, available on the CAPES portal (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel). To this end, this research of an eminently qualitative nature is sought, data and information from the CAPES thesis and dissertation database on research carried out in the convergence between the areas of education for the Deaf and technology. After researching the CAPES thesis and dissertation database, 33 studies were found that met the previously defined theme and year of defense requirements. These researches were analyzed from predefined categories, namely: whether it is characterized as a master's or doctoral research, the year of the defense, in which region of the country the research was carried out, in which university, in which Post-graduation, if the research was written by a Deaf author or listener, presentation of a brief summary, the research topic, the main authors used as a reference (the 02 most cited and the themes worked by these authors), what is the problem of research, which methodology is used (qualitative or quantitative, applied, theoretical or descriptive), which type of technology, the main results, and the indications of which research can be developed from the final investigation. From the collection of these data, it was possible to make an analysis of what was produced in science on education of the Deaf and technology for 20 years. The analyzes and reflections carried out on the data collected demonstrate several trends, such as the intensification of research related to the investigative theme from the creation of the Brazilian Sign Language. Law in 2002, the concentration of research in the South and Southeast regions of Brazil, the predominance of development qualitative research, the emergence and importance of research developed by Deaf researchers.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/03/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - educação - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua brasileira de sinais-
Título: dc.titleUm estudo sobre o estado do conhecimento produzido em relação à tecnologia e educação de surdos no Brasil de 1999 a 2018.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.