Rádio musical e identidade : um estudo sobre a composição editorial adotada pelas emissoras Jovem Pan 99.1 FM e 98 FM BH na internet e no dial.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLopez, Debora Cristina-
Autor(es): dc.contributorLopez, Debora Cristina-
Autor(es): dc.contributorZuculoto, Valci Regina Mousquer-
Autor(es): dc.contributorMachado, Felipe Viero Kolinski-
Autor(es): dc.creatorMaritan, Matheus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T19:57:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T19:57:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13400-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650316-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação procurou discutir a identidade radiofônica de duas emissoras musicais a Jovem Pan 99.1 FM BH e a 98 FM BH, ambas localizadas na cidade de Belo Horizonte, MG. As inspirações para o estudo vieram do cenário convergente (JENKINS, 2009), onde o tradicional sinal de antena transborda para outras plataformas, reconfigurando a produção sonora nos eixos: distribuição, interação e fomentação de conteúdos. Neste sentido, o principal objetivo foi verificar se as respectivas rádios apresentam uma ou várias identidades dentro do seu campo comunicacional, uma vez que, além do sinal hertziano, os veículos apoiam nas redes sociais, aplicativos móveis, site institucional e entre outros canais para comunicar-se com os ouvintes. Para isso, realizamos uma análise que partiu do sinal de antena com o propósito de observar se as mesmas características sonoras são replicadas, nas redes sociais, nos sites institucionais e nos aplicativos móveis das emissoras. O percurso metodológico envolveu etapas descritivas, explicativas, exploratórias e entrevistas (TRIVIÑOS, 1987), aliado a um referencial teórico que englobou discussões sobre a cultura da convergência (JENKINS, 2009), rádio expandido (KISCHINHEVSKY, 2016), internet (CORDEIRO, 2004), redes sociais (MARTINO, 2014), aplicativo móvel (ROMÁN, 2007), identidade radiofônica (FERRARETTO, 2014), rádio musical (MORENO, 1999) e público jovem (WEIGELT, 2016). Como resultado, o estudo permitiu identificar que ambas emissoras apoiam-se na identidade híbrida, que varia conforme a plataforma, complexificando a linguagem sonora dentro do cenário convergente.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation sought to discuss the radio identity of two musical stations, Jovem Pan 99.1 FM BH and 98 FM BH, both located in the city of Belo Horizonte, MG. The inspirations for the study came from a converging scenario (JENKINS, 2009), where the traditional antenna signal transitions to other platforms such as social networks, mobile applications, institutional websites and other channels to communicate with its listeners. This reconfigures how radio is perceived, consumed, and created on the following axes: distribution, interaction and content promotion. In this sense, the main objective of this study was to verify whether the respective radios feature one or more identities within their different platforms - beyond the hertzian signal. For this, we carried out an analysis that started from the antenna signal in order to observe whether the same sound characteristics are replicated, on social networks, on institutional websites and in the mobile applications of the respective broadcasts. The methodological path involved descriptive, explanatory and exploratory steps, in addition to interviews (TRIVIÑOS, 1987), combined with a theoretical framework that included discussions about the culture of convergence (JENKINS, 2009), expanded radio (KISCHINHEVSKY, 2016), internet (CORDEIRO, 2004), social networks (MARTINO, 2014), mobile application (ROMÁN, 2007), radio identity (FERRARETTO, 2014), musical radio (MORENO, 1999) and young audience (WEIGELT, 2016). As a result, the study made it possible to identify that both broadcasts are based on the hybrid identity, which varies according to the platform, making the sound language more complex within the convergent scenario.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/07/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectConvergência tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectJovens - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade - psicologia-
Palavras-chave: dc.subjectRádio-
Palavras-chave: dc.subjectRadiodifusão-
Título: dc.titleRádio musical e identidade : um estudo sobre a composição editorial adotada pelas emissoras Jovem Pan 99.1 FM e 98 FM BH na internet e no dial.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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