Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAbreu, Marcelo Santos de-
Autor(es): dc.creatorCunha, Nara Rúbia de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T19:57:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T19:57:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12783-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.20949/rhhj.v8i15.527-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650303-
Descrição: dc.descriptionO artigo avalia a maneira como estudantes de história se relacionam com a cultura de história. Primeiro, discutimos as relações entre cultura de história, história pública e ensino de história. Na segunda parte, avaliamos as políticas de formação e defendemos a investigação como princípio educativo para a formação. Na última, apresentamos a experiência de produção de narrativas curtas produzidas pelos estudantes sobre a cultura de história. Nas três partes, trazemos as vozes dos estudantes e sua reflexão sobre a cultura de história. Defendemos que esse método pode ser útil no questionamento das relações sensíveis e racionais que mantemos com a história.-
Descrição: dc.descriptionThe article assesses how students of History relate to the culture of History. First, we discuss the relationships between the culture of History, public History, and the teaching of History. The second part evaluates the policies for the formation of History teachers and defends research as an educational principle for their training. In the latter, we present the experience of producing short narratives produced by students about the culture of History. In the three parts, we bring the students’ voices and their reflection on the culture of History. We argue that this method can be useful in questioning the sensible and rational relations that we maintain with History.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista História Hoje permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1408>. Acesso em: 28 set. 2020.-
Título: dc.titleCultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história.-
Título: dc.titleCulture of history, public history, and history teaching : the investigation and the training of history teachers.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.