Etnomodelagem e café : propondo uma ação pedagógica para a sala de aula.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOrey, Daniel Clark-
Autor(es): dc.contributorOrey, Daniel Clark-
Autor(es): dc.contributorMadruga, Zulma Elizabete de Freitas-
Autor(es): dc.contributorRosa, Milton-
Autor(es): dc.creatorDutra, Érika Dagnoni Ruggiero-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T19:57:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T19:57:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12186-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650266-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEssa pesquisa foi desenvolvida em uma escola particular, localizada em uma cidade da Região Geográfica Imediata de Manhuaçu, em Minas Gerais, com 35 alunos do 2º Ano do Ensino Médio. A condução desse estudo teve, como um dos principais objetivos, auxiliar os membros de grupos culturais distintos na obtenção dos conhecimentos matemáticos êmico e ético, em uma abordagem dialógica para o currículo matemático a partir da Etnomodelagem, de acordo com os blocos de atividades matemáticas curriculares propostos para a sala de aula. Além disso, esse estudo também possibilitou uma valorização sociocultural dos membros de grupos culturais distintos (culturas cafeeira e escolar) pelos alunos por meio do dinamismo cultural. Nesse sentido, o conhecimento matemático êmico foi utilizado como um ponto de partida para o desenvolvimento e para a formulação de atividades matemáticas curriculares éticas, em que a dialogicidade possibilitou o entendimento sobre os processos matemáticos desenvolvidos pelos membros inseridos na cultura cafeeira, de uma maneira holística. Desse modo, foi definida a seguinte questão de investigação: Como a aplicação da Etnomatemática, em conjunto com as ferramentas da Modelagem, pode contribuir para o desenvolvimento de uma compreensão mais ampla dos conteúdos matemáticos e geométricos, para alunos do 2º Ano do Ensino Médio, por meio de uma ação pedagógica fundamentada na Etnomodelagem, relacionada com a cultura cafeeira de uma cidade da Região Geográfica Imediata de Manhuaçu, em Minas Gerais? Logo, para fundamentar essa pesquisa, as bases teóricas da Etnomodelagem, da Modelagem Matemática e da Etnomatemática foram utilizadas no desenvolvimento dessa pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio de dois questionários, um inicial e um final, quatro blocos de atividades, um seminário, as anotações no diário de campo da professora-pesquisadora e três entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados brutos coletados foi realizada de acordo com o design metodológico adaptado da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory), por meio das codificações aberta e axial, que forneceram, respectivamente, os códigos preliminares e as categorias conceituais. Os resultados dessa pesquisa mostraram que os alunos participantes desse estudo desenvolveram as ferramentas matemáticas necessárias para que pudessem influenciar a própria realidade, transformando-a visando atingir um bem coletivo, bem como melhorar a qualidade de vida de suas comunidades, como, por exemplo, ao projetarem um protótipo de um veículo para auxiliar no processo de colheita de café em terrenos montanhosos. Por fim, elaborou-se um produto educacional, no formato de um caderno de sugestões, que além de propor a elaboração de atividades pedagógicas para os professores, também buscou apresentar a possibilidade da utilização de práticas cotidianas, desenvolvidas pelos membros de um determinado grupo cultural (cultura cafeeira), no processo de ensino e aprendizagem em Matemática por meio da Etnomodelagem.-
Descrição: dc.descriptionThis research was developed in a private school, located in a city near Manhuaçu, Minas Gerais, with 35 students from the 2nd year of high school. One of the main objectives of this study was to assist members of different cultural groups in obtaining emic and etic mathematical knowledge, in a dialogical approach to mathematical curriculum based on ethnomodelling using blocks of curricular mathematical activities, and proposals for the classrooms. In addition, this study also enabled a sociocultural appreciation of the members of different cultural groups (coffee and school cultures) by students through cultural dynamism. In this sense, emic mathematical knowledge was used as a starting point for the development and formulation of etic curricular mathematical activities, in a dialogical manner, in a holistic way, which enabled the understanding of mathematical processes developed by members inserted in the coffee culture. The following research question was defined: How does an application of ethnomathematics, together with modelling tools, contribute to the development of a broader understanding of mathematical and geometric contents for students of the 2nd year of high school, through a pedagogical action based on ethnomodelling, relating to coffee culture of a city near of Manhuaçu, in Minas Gerais? To support this research, the theoretical bases of ethnomodelling, mathematical modelling, and ethnomathematics were used. Data collection was carried out by using two questionnaires, an initial and a final one, four blocks of activities, a seminar, notes in the teacher-researcher's field diary, and three semi-structured interviews. The analysis of the collected raw data was carried out according to the methodological design adapted from grounded theory through the open and axial codings, which provided, respectively, the development of preliminary codes and the conceptual categories. The results of this research showed that the students participating in this study developed the necessary mathematical tools that could influence their own reality, transform it, aiming at achieving a collective good, as well as improving the quality of life of their community, such as, for example, when designing a vehicle prototype to assist the coffee harvesting process in mountainous terrain. Finally, an educational product was prepared, in the form of a suggestion book, which in addition to proposing the development of pedagogical activities for teachers, also sought to present the possibility of using daily practices developed by members of a certain cultural group (coffee culture), in the teaching and learning process in mathematics through ethnomodelling.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/05/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomodelagem-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria fundamentada nos dados-
Palavras-chave: dc.subjectCafé-
Título: dc.titleEtnomodelagem e café : propondo uma ação pedagógica para a sala de aula.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.