Construção metálica e promoção da acessibilidade aos bens do patrimônio cultural edificado : o caso da Escola de Minas de Ouro Preto.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAguiar, Tito Flávio Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorArcipreste, Cláudia Maria-
Autor(es): dc.contributorAguiar, Tito Flávio Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorArcipreste, Cláudia Maria-
Autor(es): dc.contributorVillela, Clarisse Martins-
Autor(es): dc.contributorRusso, Mário Luís Cabello-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Júlio César de Barros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T19:57:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T19:57:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13165-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650223-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Engenharia das Construções. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo investigou, analisou e propôs o uso da construção metálica como elemento de intervenção em bens do patrimônio cultural edificado para a promoção da acessibilidade para pessoas com deficiências motoras e com mobilidade reduzida. Parte-se do princípio de que há necessidade urgente da promoção da acessibilidade para a garantia da significância cultural desses bens, já que, apesar das exigências das normas e legislações vigentes, muitas pessoas sofrem com as limitações para circularem com autonomia, segurança e igualdade nos bens do Patrimônio Cultural edificado. Também considera compatibilizar a promoção da acessibilidade com a preservação do Patrimônio Cultural edificado em intervenções que respeitem o edifício existente e garantam a preservação de sua autenticidade para a transmissão de seus valores às gerações futuras. Os métodos e processos de pesquisa apoiaram-se no estudo de caso, tomando como objeto a antiga Escola de Minas, anteriormente, Palácio dos Governadores, na Praça Tiradentes, no centro histórico de Ouro Preto, Minas Gerais. A avaliação da autenticidade e da acessibilidade da edificação foi a base para uma proposta de intervenção com uso da construção metálica. Verificou-se que a edificação combina traços originais com significativas marcas da passagem do tempo, em um conjunto de valor simbólico, histórico e artístico. Constatou-se a existência de diversas barreiras arquitetônicas, que dificultam ou impedem a acessibilidade para pessoas com deficiência motora e mobilidade reduzida ao edifício. O estudo arquitetônico elaborado indica que a construção metálica pode ser eficiente meio para promover o acesso de pessoas com deficiência motora e mobilidade reduzida ao bem cultural e garantir a preservação de sua autenticidade e de sua significância cultural, ao atender a princípios como distinguibilidade, reversibilidade e mínima intervenção.-
Descrição: dc.descriptionThis work proposes the use of metal building to promote accessibility for people with motor disabilities and reduced mobility in built Cultural Heritage. There is a need to promote accessibility to guarantee the cultural significance of these places. Despite current rules and legislation, many people suffer from the limitations to move with autonomy, security and equality in the places of Cultural Heritage. This work also considers that it is necessary to reconcile the promotion of accessibility with the preservation of the built Cultural Heritage, in interventions that respect the existing building and guarantee the preservation of its authenticity for the transmission of its values to future generations. The research methods and processes are supported by the case study, taking as object the old School of Mines, formerly Governors House, in the Tiradentes Square, in the historical center of Ouro Preto, Minas Gerais. The assessment of the building's authenticity and accessibility is the basis for a proposed intervention using metal building. It was found that the building combines original features with significant marks of the passage of time, in a set of symbolic, historical and artistic values. It was also found that there are several architectural barriers, which hinder or prevent the accessibility of people with motor disabilities and reduced mobility to the building. The architectural study elaborated here indicates that the metallic building can be an efficient means to promote the access of people with motor disabilities and reduced mobility to the place and to guarantee the preservation of its authenticity and its cultural significance, by attending to principles such as distinction, reversibility and minimum intervention.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 15/03/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de acessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio cultural-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução metálica-
Palavras-chave: dc.subjectOuro Preto - MG-
Título: dc.titleConstrução metálica e promoção da acessibilidade aos bens do patrimônio cultural edificado : o caso da Escola de Minas de Ouro Preto.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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