Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Reis, Frederico da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Frederico da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Stahl, Nilson Sergio Peres | - |
Autor(es): dc.contributor | Viana, Marger da Conceição Ventura | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Daniele Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T19:57:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T19:57:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650222 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho se propõe a apresentar / discutir as aplicações das derivadas na perspectiva da Educação Matemática no Ensino Superior, visando contribuir para a formação de futuros Professores de Matemática. O trabalho fundamentou-se teoricamente em reflexões sobre o ensino de Cálculo, particularmente o ensino de derivadas, Investigação Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação – TICE’s. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, a partir do desenvolvimento de atividades investigativas utilizando o software GeoGebra. Os participantes foram observados quanto à capacidade de fazer e testar conjecturas, discutir e generalizar, bem como de estabelecer relações entre objetos algébricos e geométricos, que são elementos importantes no trabalho em sala de aula e no estudo de derivadas. Para a análise dos dados, foram utilizados os registros das resoluções das atividades feitas pelos alunos, as construções feitas no GeoGebra e dois questionários de avaliação das atividades, aplicados aos alunos e ao professor responsável pela disciplina. Os resultados obtidos apontam que as atividades contribuíram para uma ressignificação dos conhecimentos dos alunos em relação às aplicações das derivadas, além de criar um ambiente de aprendizagem diferenciado e complementar à sala de aula e contribuir para a formação de um “novo” professor de Matemática dos Ensinos Fundamental e Médio e, também, do Ensino Superior. | - |
Descrição: dc.description | This thesis intends to present / discuss the applications of derivatives from the perspective of Mathematics Education in higher education, to contribute to the formation of future teachers of Mathematics. The work was based on theoretical reflections on the teaching of calculus, particularly the teaching of derivatives, Mathematics and Research for Information and Communication Technologies in Education - ICTE's. The field research was conducted with students in Mathematics, Federal University of Ouro Preto, from the development of investigative activities using the software GeoGebra. Participants were observed for their ability to make and test conjectures, discuss and generalize, as well as the relations between algebraic and geometric objects, which are important elements at work in the classroom and the study of the derivative. For data analysis, we used the records of the activities of the resolutions made by the students, the constructions made in GeoGebra, two questionnaires and evaluation activities, applied to the students and the teacher responsible for discipline. The results lead to the conclusion that the activities contributed to a redefinition of the students' knowledge in relation to applications of derivatives, and create a learning environment different and complementary to the classroom and contribute to the formation of a "new" teacher Mathematics for Elementary and Middle and also Higher Education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/11/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo integral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação e educação | - |
Título: dc.title | Aplicações das derivadas no Cálculo I : atividades investigativas utilizando o GeoGebra. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: