Do passado ao presente, do preto e branco à cor : restituições da memória de Auschwitz.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, Ana Carolina Lima-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Rafael Tassi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T19:57:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T19:57:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13354-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.30962/ec.1925-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/650221-
Descrição: dc.descriptionEste artigo observa a construção da potência mnemônica em Faces of Auschwitz, projeto da colorista Marina Amaral que resgata retratos de identificação feitos no campo de extermínio nazista e os põe em cores. O trabalho é apreendido pelo modo como reordena e subverte o propósito das imagens originais, levando-as da tentativa de assujeitamento à capacidade de comemoração e de restituição da memória das vítimas do Holocausto, assentada nos vestígios de humanidade e de dor. O registro da jovem Czesława Kwoka, produzido pelo então prisioneiro Wilhelm Brasse e colorizado por Amaral, além de outros retratos, são tomados como ponto de partida para as discussões aqui propostas.-
Descrição: dc.descriptionThis article examines the construction of mnemonic potency in Faces of Auschwitz, project made by the colorist Marina Amaral that recuperates registration pictures took in the Nazi extermination camp and puts them in color. The work is apprehended by the way in which it reorders and subverts the purpose of original images, switching them from the attempt of subjection to the capacity for commemoration and restitution of Holocaust victims’ memory, based on the vestiges of humanity and pain. As a starting point for the discussion proposed here, the paper explores some portraits, as the one that depicts Czesława Kwoka, produced by the prisoner Wilhelm Brasse and colored by Amaral.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectPhotography-
Palavras-chave: dc.subjectColorization-
Palavras-chave: dc.subjectTemporalidades-
Palavras-chave: dc.subjectHolocausto-
Título: dc.titleDo passado ao presente, do preto e branco à cor : restituições da memória de Auschwitz.-
Título: dc.titleFrom past to present, from black and white to color : reconstitution of memory of Auschwitz.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.