Vivências infantis nos territórios do Paranoá e Itapoã no Distrito Federal

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Autor(es): dc.creatorCorrêa, Marina de Santana-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Maria Lídia Bueno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T19:47:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T19:47:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42951-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35202-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-2858-1092-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-4878-3115-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649977-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa apresenta o processo de produção de conhecimento de crianças do 2º ano de uma escola da Região Administrativa do Paranoá, DF. O conhecimento geográfico e histórico sobre as localidades das crianças é construído de forma autoral e tem suas vivências como ponto de partida e caminho para um processo de fortalecimento do pertencimento ao território. A pesquisa demonstra que produzir conhecimento por meio do diálogo e de forma participativa permite criar, de forma amorosa e política, a escola do território. Trata-se de uma pesquisa-ação com crianças que têm o estudo do meio como metodologia de aporte prático-teórico.-
Descrição: dc.descriptionThe research presents the knowledge production process of 2nd grade children from a school in the Administrative Region of Paranoá, DF. Geographical and historical knowledge about children's localities is constructed in an authorial way and has their experiences as a starting point and path for a process of strengthening belonging to the territory. The research demonstrates that producing knowledge through dialogue and inaparticipative way allows to create the school in the territory in a loving and political way. It is an action-research with children that has the study of the environment as a methodology of practical-theoretical support.-
Descrição: dc.descriptionLa investigación presenta el proceso de producción de conocimiento de niños y niñas del 2º año de una escuela dela Región Administrativa de Paranoá, DF. El conocimiento geográfico e histórico sobre las localidades de los niños se construye de manera autoraly tiene sus vivencias como punto de partida y camino para un proceso de fortalecimiento de pertenencia al territorio. La investigación demuestra que producir conocimiento através del diálogo y de forma participativa permite crear la escuela en el territorio de forma amorosa y política. Es una investigación-acción con niños que tiene nel estudio del medio como metodología de apoyo práctico-teórico.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY) Licença Creative Commons. Este trabalho está licenciado sob uma licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0.-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectRelação Comunidade-Escola-
Título: dc.titleVivências infantis nos territórios do Paranoá e Itapoã no Distrito Federal-
Título: dc.titleExperiencias infantil e sen los territorios de Paranoá e Itapoã e nel Distrito Federal-
Título: dc.titleChildren's experiences in the territories of Paranoá and Itapoã in the Federa lDistrict-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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