O DESIGN INSTRUCIONAL DE CURSOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: um olhar para a educação a distância

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIF Goiano - campus Morrinhospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVasconcelos, Mirian-
Autor(es): dc.contributor.authorMatos, Fernando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T13:30:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T13:30:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-17-
identificador: dc.identifier.otherEducapes - Produto educacional.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649877-
Resumo: dc.description.abstractAcompanhando a tendência das tecnologias de informação e comunicação na sociedade do século XXI e no processo educacional, a Educação a Distância (EaD) é uma realidade em constante expansão, trazendo novas possibilidades e desafios para os professores como mediadores desse processo e para a formação efetiva dos alunos no contexto tecnológico. Buscando caminhos que auxiliem nas práticas pedagógicas em EaD, este estudo visa analisar a viabilidade de uso das técnicas do Design Instrucional (DI) por professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a distância visando à formação integral dos alunos. Os sujeitos selecionados para a realização dessa pesquisa são os docentes do Instituto Federal Goiano – campus Morrinhos que atuam no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle. O procedimento investigativo baseou-se na pesquisa qualitativa exploratória e aplicada, com métodos bibliográficos e de estudo de campo. Os principais autores que nortearam o referencial bibliográfico foram Filatro (2004, 2008, 2010), Albadejo (2016) e Tractemberg (2020) endossando as características e aplicação do Design Instrucional, Frigotto (2005), Ciavatta (2005, 2010, 2012), Saviani (1995, 2007) e Ramos (2008) elencando os preceitos da EPT e da formação integral, Moran (2002, 2006, 2015) e Moore e Kearsley (2008) apresentando os conceitos e características da EaD. Como teoria de Aprendizagem teve-se o aporte em Paulo Freire (1987, 1996, 2000) patrono da educação brasileira reconhecido internacionalmente. O percurso metodológico se deu no desenvolvimento e aplicação do curso sobre as premissas do DI. Após a prática educativa, os Professores Participantes afirmaram via questionário de validação que foram capazes de compreender as etapas e a relevância do planejamento proposto nas etapas do DI e que pretendem praticar os conceitos abordados em suas disciplinas em EaD. A partir disso, esse estudo sugere que é viável o uso das técnicas do Design Instrucional por professores que atuam na EPT em EaD visando a formação integral dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent699 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDesign Instrucionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleO DESIGN INSTRUCIONAL DE CURSOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: um olhar para a educação a distânciapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa de Banca de Mestradopt_BR
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