
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IF Goiano - campus Morrinhos | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Vasconcelos, Mirian | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Matos, Fernando | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T13:30:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T13:30:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Educapes - Produto educacional.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649877 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Acompanhando a tendência das tecnologias de informação e comunicação na sociedade do século XXI e no processo educacional, a Educação a Distância (EaD) é uma realidade em constante expansão, trazendo novas possibilidades e desafios para os professores como mediadores desse processo e para a formação efetiva dos alunos no contexto tecnológico. Buscando caminhos que auxiliem nas práticas pedagógicas em EaD, este estudo visa analisar a viabilidade de uso das técnicas do Design Instrucional (DI) por professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a distância visando à formação integral dos alunos. Os sujeitos selecionados para a realização dessa pesquisa são os docentes do Instituto Federal Goiano – campus Morrinhos que atuam no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle. O procedimento investigativo baseou-se na pesquisa qualitativa exploratória e aplicada, com métodos bibliográficos e de estudo de campo. Os principais autores que nortearam o referencial bibliográfico foram Filatro (2004, 2008, 2010), Albadejo (2016) e Tractemberg (2020) endossando as características e aplicação do Design Instrucional, Frigotto (2005), Ciavatta (2005, 2010, 2012), Saviani (1995, 2007) e Ramos (2008) elencando os preceitos da EPT e da formação integral, Moran (2002, 2006, 2015) e Moore e Kearsley (2008) apresentando os conceitos e características da EaD. Como teoria de Aprendizagem teve-se o aporte em Paulo Freire (1987, 1996, 2000) patrono da educação brasileira reconhecido internacionalmente. O percurso metodológico se deu no desenvolvimento e aplicação do curso sobre as premissas do DI. Após a prática educativa, os Professores Participantes afirmaram via questionário de validação que foram capazes de compreender as etapas e a relevância do planejamento proposto nas etapas do DI e que pretendem praticar os conceitos abordados em suas disciplinas em EaD. A partir disso, esse estudo sugere que é viável o uso das técnicas do Design Instrucional por professores que atuam na EPT em EaD visando a formação integral dos alunos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 699 Kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Design Instrucional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Título: dc.title | O DESIGN INSTRUCIONAL DE CURSOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: um olhar para a educação a distância | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa de Banca de Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Aula Digital | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Educapes - Produto Educacional.pdf | 698,1 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/649877/2/Educapes - Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons