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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | de Andrade, Lilian Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-17T19:35:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-17T19:35:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | A LEI TEM QUE VALER DESDE O PORTÃO”: SABERES E PRÁTICAS DOCENTES - IMPLEMENTAÇÃO DA LEI FEDERAL N° 10.639/03 NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649743 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem por objetivo analisar como se deu a implementação da Lei Federal n. 10.639/03 na educação básica em Poconé (MT) a partir de uma escola estadual da cidade, em especial, dos saberes e práticas mobilizados por professores de História, Arte e Língua Portuguesa, que têm em comum o trabalho na escola escolhida como lócus de pesquisa, mas atuam ou atuaram em outras do mesmo município. Utilizamos fontes orais, como entrevistas com professores das disciplinas de História, Artes e Literatura - áreas focadas pela lei estudada e fontes documentais - tais como leis, diretrizes e orientações curriculares nacionais e estaduais, documentos escolares e bibliografia sobre o tema. Utilizamos a entrevista oral baseada nos procedimentos da história oral temática e buscamos construir um diálogo entre os registros orais e as fontes documentais. Baseamos a investigação na abordagem qualitativa somada a perspectiva teórica intercultural crítica e os estudos decoloniais. A preocupação principal é compreender as múltiplas vozes e percepções dos colaboradores, evidenciando a pluralidade de ideias, representações e concepções sobre o tema estudado. Nossas inquietações dizem respeito a pensar se e como ocorre a decolonização dos saberes na educação básica, o que tem sido feito para combater racismo, preconceito e exclusão social dos negros para que haja reconhecimento desses sujeitos que historicamente não têm sido reconhecidos na modernidade/colonialidade. Em suma, como a história e a cultura africana e afro-brasileira foram inseridas no lócus de pesquisa. A partir dos depoimentos de professores colaboradores, percebemos as práticas e imaginários racistas que estiveram e ainda estão presentes de diferentes formas e em diferentes âmbitos da escola, os desafios e os problemas estruturais enfrentados pelos professores, o que tem sido feito e o que ainda precisa ser feito. O caminho para uma implementação efetiva da lei ainda é longo, mas muitas transformações ocorreram e estão ocorrendo. Na escola que serviu de lócus de pesquisa, podemos dizer que apesar dos limites e descontinuidades, esse processo possui conquistas importantes, inclusive, para a decolonização dos saberes e práticas escolares. Buscamos com esse estudo contribuir para o debate a respeito dos saberes e práticas dos professores no ensino das relações étnico- raciais na educação básica contemporânea. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,0 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Título: dc.title | A LEI TEM QUE VALER DESDE O PORTÃO”: SABERES E PRÁTICAS DOCENTES - IMPLEMENTAÇÃO DA LEI FEDERAL N° 10.639/03 NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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LilianAndradeDISSERTACAO.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/649743/2/LilianAndradeDISSERTACAO.pdfDownload |
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