Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFPR | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VALLI, Eduardo Santana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T11:19:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T11:19:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR_Eduardo Santana Valli_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/647936 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem o objetivo de realizar um estudo sobre as Formações Continuadas de Sociologia ofertadas aos professores de Ensino Médio do Paraná pela SEED/PR. Com base nas observações exploratórias que dimensionam continuidades e descontinuidades de diversos programas de formação continuada direcionados para os docentes da rede estadual paranaense, nessa pesquisa optou-se por coletar as opiniões de professores de Sociologia sobre as formações recebidas por intermédio de pesquisas de profundidade. Para organizar sistematicamente essa investigação, separamos o seguinte elemento problematizador: qual a percepção de professores de Sociologia sobre as formações continuadas no Paraná e sobre a sua disciplina na Educação Básica? Com três operações específicas que visam responder o problema proposto: 1) contextualizar o olhar docente sobre as estruturas educacionais; 2) apresentar os programas de formação continuada ofertados pela SEED/PR entre os anos de 2003 e 2021; 3) analisar as percepções dos professores entrevistados sobre a formação continuada e a Sociologia na Educação Básica. Como a abordagem assinala o uso de entrevistas de profundidade, a construção metodológica das fontes orais é articulada a partir das contribuições de Alessandro Portelli, que indica um caminho significativo na produção e cuidados com os registros orais. A centralidade deste objeto de pesquisa exige um cuidado específico com a compreensão da função social do professor de Sociologia e como esta é entendido pelo Estado. Para isso as contribuições de Agnes Heller sobre a interpretação do cotidiano, especificamente da identificação das funções que os papéis sociais carregam se fazem presentes no trabalho. Ao final da pesquisa, foi possível identificar que as distintas gestões inseridas no recorte temporal delimitado tiveram tratamentos distintos para as formações continuadas, sendo que estas tiveram um momento de criação de diversos programas entre 2003 e 2010, com uma sequência de desmontes nos governos seguintes. Os entrevistados forneceram distintas contribuições sobre os temas abordados, apontando caminhos que indicam a significância da Sociologia no Ensino Médio, bem como as possíveis visões políticas para a redução do espaço dessa disciplina. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1583 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | SEED/PR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia no Ensino Médio | pt_BR |
Título: dc.title | As Formações Continuadas no Paraná: olhares de quem ensina sociologia na Educação Básica (2003-2021) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFSOCIO | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PROFSOCIO - UFPR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons