As Formações Continuadas no Paraná: olhares de quem ensina sociologia na Educação Básica (2003-2021)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFPRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVALLI, Eduardo Santana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T11:19:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T11:19:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-27-
identificador: dc.identifier.otherUFPR_Eduardo Santana Valli_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/647936-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de realizar um estudo sobre as Formações Continuadas de Sociologia ofertadas aos professores de Ensino Médio do Paraná pela SEED/PR. Com base nas observações exploratórias que dimensionam continuidades e descontinuidades de diversos programas de formação continuada direcionados para os docentes da rede estadual paranaense, nessa pesquisa optou-se por coletar as opiniões de professores de Sociologia sobre as formações recebidas por intermédio de pesquisas de profundidade. Para organizar sistematicamente essa investigação, separamos o seguinte elemento problematizador: qual a percepção de professores de Sociologia sobre as formações continuadas no Paraná e sobre a sua disciplina na Educação Básica? Com três operações específicas que visam responder o problema proposto: 1) contextualizar o olhar docente sobre as estruturas educacionais; 2) apresentar os programas de formação continuada ofertados pela SEED/PR entre os anos de 2003 e 2021; 3) analisar as percepções dos professores entrevistados sobre a formação continuada e a Sociologia na Educação Básica. Como a abordagem assinala o uso de entrevistas de profundidade, a construção metodológica das fontes orais é articulada a partir das contribuições de Alessandro Portelli, que indica um caminho significativo na produção e cuidados com os registros orais. A centralidade deste objeto de pesquisa exige um cuidado específico com a compreensão da função social do professor de Sociologia e como esta é entendido pelo Estado. Para isso as contribuições de Agnes Heller sobre a interpretação do cotidiano, especificamente da identificação das funções que os papéis sociais carregam se fazem presentes no trabalho. Ao final da pesquisa, foi possível identificar que as distintas gestões inseridas no recorte temporal delimitado tiveram tratamentos distintos para as formações continuadas, sendo que estas tiveram um momento de criação de diversos programas entre 2003 e 2010, com uma sequência de desmontes nos governos seguintes. Os entrevistados forneceram distintas contribuições sobre os temas abordados, apontando caminhos que indicam a significância da Sociologia no Ensino Médio, bem como as possíveis visões políticas para a redução do espaço dessa disciplina.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1583 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSEED/PRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologia no Ensino Médiopt_BR
Título: dc.titleAs Formações Continuadas no Paraná: olhares de quem ensina sociologia na Educação Básica (2003-2021)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFSOCIOpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePROFSOCIO - UFPRpt_BR
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