PROEJA EM PAUTA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECONOLIA DE SÃO PAULO (IFSP)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLOURENÇO, Elzafran Santos Sousa-
Autor(es): dc.contributor.authorCORDEIRO, Maria Beatriz Gameiro-
Autor(es): dc.contributor.authorPIUNTI, Juliana Cristina Perlotti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-14T22:58:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-14T22:58:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-14-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/647892-
Resumo: dc.description.abstractA proposta de intervenção pedagógica intitulada Proeja em pauta: uma proposta de formação continuada de professores inscreve-se na perspectiva da formação continuada dos professores do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e é fruto da pesquisa Diálogos sobre o Proeja: fundamentos e perspectivas para implementação de um curso no IFSP vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional ProfEPT. Esse Produto Educacional (PE) vem ao encontro da carência de conhecimentos a respeito de um programa tão complexo e desafiador, como nos comprovam os pesquisadores que se dedicam a estudá-lo. Assim, visa a contribuir com a formação continuada de professores dos Institutos Federais, propondo estratégias de atividades formativas que favoreçam a apropriação, por parte de docentes e servidores, das bases teóricoconceituais da EJA, pelo conhecimento da legislação, das dimensões históricas, políticas e socioeconômicas, propiciando o diálogo e criando espaços para discussões sobre a modalidade e sua implicância para a RFEPT. Tal embasamento constitui-se como ponto de partida para uma reflexão crítica cujo objetivo é auxiliar o trabalho docente com a EJA, a fim de diminuir o desconhecimento sobre o programa para que este possa alcançar seu ideal, ou seja, sua consolidação como política pública nos Institutos Federais. Apresentamos, portanto, uma sugestão de roteiro para aplicação de atividades formativas por meio de encontros que podem ser mediados entre todos os sujeitos envolvidos com a EJA e Proeja. Este PE foi aplicado em um câmpus do IFSP, prestes a abrir um curso do Proeja, mas pode ser desenvolvido, com as devidas adaptações, em outros contextos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,17 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProejapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Título: dc.titlePROEJA EM PAUTA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação de Jovens e Adultospt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
PE_ELZAFRAN.pdfProduto Educacional1,2 MBAdobe PDF/bitstream/capes/647892/2/PE_ELZAFRAN.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons