Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECONOLIA DE SÃO PAULO (IFSP) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LOURENÇO, Elzafran Santos Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CORDEIRO, Maria Beatriz Gameiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PIUNTI, Juliana Cristina Perlotti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-14T22:58:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-14T22:58:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/647892 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta de intervenção pedagógica intitulada Proeja em pauta: uma proposta de formação continuada de professores inscreve-se na perspectiva da formação continuada dos professores do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e é fruto da pesquisa Diálogos sobre o Proeja: fundamentos e perspectivas para implementação de um curso no IFSP vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional ProfEPT. Esse Produto Educacional (PE) vem ao encontro da carência de conhecimentos a respeito de um programa tão complexo e desafiador, como nos comprovam os pesquisadores que se dedicam a estudá-lo. Assim, visa a contribuir com a formação continuada de professores dos Institutos Federais, propondo estratégias de atividades formativas que favoreçam a apropriação, por parte de docentes e servidores, das bases teóricoconceituais da EJA, pelo conhecimento da legislação, das dimensões históricas, políticas e socioeconômicas, propiciando o diálogo e criando espaços para discussões sobre a modalidade e sua implicância para a RFEPT. Tal embasamento constitui-se como ponto de partida para uma reflexão crítica cujo objetivo é auxiliar o trabalho docente com a EJA, a fim de diminuir o desconhecimento sobre o programa para que este possa alcançar seu ideal, ou seja, sua consolidação como política pública nos Institutos Federais. Apresentamos, portanto, uma sugestão de roteiro para aplicação de atividades formativas por meio de encontros que podem ser mediados entre todos os sujeitos envolvidos com a EJA e Proeja. Este PE foi aplicado em um câmpus do IFSP, prestes a abrir um curso do Proeja, mas pode ser desenvolvido, com as devidas adaptações, em outros contextos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,17 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Proeja | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Título: dc.title | PROEJA EM PAUTA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE_ELZAFRAN.pdf | Produto Educacional | 1.2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/647892/2/PE_ELZAFRAN.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons