O ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DO 6º AO 9º NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, CLÁUDIA REGINA PINTO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-11T18:22:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-11T18:22:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DO 6º AO 9º NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/647818-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar a interface do ensino de história com a Educação em Direitos Humanos (EDH) enquanto prática interdisciplinar do 6º ao 9° ano, na educação básica. Para desenvolver tanto a pesquisa como o produto, consideramos os aspectos históricos e a legislação educacional que direciona os princípios do educar, para os direitos humanos, contidos no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH, 2012) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Tema este relacionado na BNCC como Temas Contemporâneos Transversais (TCTS), cuja compreensão é de que a escola pública é o espaço ideal para a efetivação de ações que promovam uma educação, pautada no respeito à dignidade da pessoa humana, uma vez que é nesse ambiente escolar que nos deparamos com jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que necessitam, portanto, de uma aprendizagem ligada a valores como a igualdade de direitos, respeito e tolerância. A abordagem teve como foco a prática pedagógica do docente de história, a partir da perspectiva do educar, com base nesses princípios universais, haja vista sua formação inicial e as dificuldades relacionadas para ensinar essa competência. Por fim, buscamos por meio da elaboração de um manual didático, direcionado para os professores e professora da Educação Básica, apresentar alguns dos resultados obtidos com a pesquisa, destacando questões relevantes sobre a temática, na perspectiva de criar uma oportunidade para aprofundar o debate nas salas de aula, motivando assim, os professores, professoras, alunos e alunas, à compreensão de protagonistas da história e agentes transformadores da realidade social, na qual se inserem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,414kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBNCCpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDireitos Humanospt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DO 6º AO 9º NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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