Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, CLÁUDIA REGINA PINTO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-11T18:22:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-11T18:22:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DO 6º AO 9º NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/647818 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar a interface do ensino de história com a Educação em Direitos Humanos (EDH) enquanto prática interdisciplinar do 6º ao 9° ano, na educação básica. Para desenvolver tanto a pesquisa como o produto, consideramos os aspectos históricos e a legislação educacional que direciona os princípios do educar, para os direitos humanos, contidos no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH, 2012) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Tema este relacionado na BNCC como Temas Contemporâneos Transversais (TCTS), cuja compreensão é de que a escola pública é o espaço ideal para a efetivação de ações que promovam uma educação, pautada no respeito à dignidade da pessoa humana, uma vez que é nesse ambiente escolar que nos deparamos com jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que necessitam, portanto, de uma aprendizagem ligada a valores como a igualdade de direitos, respeito e tolerância. A abordagem teve como foco a prática pedagógica do docente de história, a partir da perspectiva do educar, com base nesses princípios universais, haja vista sua formação inicial e as dificuldades relacionadas para ensinar essa competência. Por fim, buscamos por meio da elaboração de um manual didático, direcionado para os professores e professora da Educação Básica, apresentar alguns dos resultados obtidos com a pesquisa, destacando questões relevantes sobre a temática, na perspectiva de criar uma oportunidade para aprofundar o debate nas salas de aula, motivando assim, os professores, professoras, alunos e alunas, à compreensão de protagonistas da história e agentes transformadores da realidade social, na qual se inserem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,414kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DO 6º AO 9º NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Claudia Regina Pinto Silva - Dissertação.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/647818/2/Claudia Regina Pinto Silva - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons