Avaliação de impacto da concessão de rodovias e seus efeitos sobre a ocorrência de acidentes e de focos de queima nas proximidades das rodovias : o caso da BR-163 (Itiquira-Sinop)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTannuri-Pianto, Maria Eduarda-
Autor(es): dc.creatorDavid, Márcia Catarina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-10T21:12:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-10T21:12:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42406-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/647560-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2021.-
Descrição: dc.descriptionNas últimas décadas, o Brasil ampliou o número de rodovias federais concedidas à gestão da iniciativa privada. Porém, a avaliação de impacto destas concessões ainda é uma agenda em desenvolvimento. Este estudo avaliou o impacto dos primeiros anos da concessão federal da BR-163 (trecho Itiquira-Sinop, em Mato Grosso). Foi utilizado o método de diferenças em diferenças para a análise dos impactos sobre a ocorrência de acidentes e acidentes com mortes. Adicionalmente, e considerando que a rodovia está localizada na Amazônia Legal, avaliou-se o impacto da concessão sobre a ocorrência de focos de queima no entorno da rodovia. Os resultados principais indicaram a redução dos acidentes no 5o ano de operação da concessão. Não foram obtidos resultados estatísticos significantes para a redução de acidentes com mortes. Da mesma forma, não houve efeitos significantes sobre a ocorrência de focos de queima nas proximidades da rodovia.-
Descrição: dc.descriptionOver the last decades, the number of Brazilian federal highways conceded to private operators has increased. However, the impact evaluation of these concessions is still an ongoing agenda. This work has evaluated the impact of the BR-163 highway concession (Itiquira-Sinop segment, in the state of Mato Grosso) along its first years. It was used the method of differences- in-differences for the analysis of the impacts on accidents and fatalities. Additionally, since the section of the BR-163 highway in focus is located in the Legal Amazon, the concession’s impact on the occurrence of active fires near the highway were also analyzed. The mainly results showed a drop in highway accidents in the fifth year of the concession’s operation. The results for traffic accident fatalities were not statistically significant. Similarly, there were no significant effects over the occurrence of active fires near the highway.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectConcessões rodoviárias-
Palavras-chave: dc.subjectAcidentes de trânsito-
Palavras-chave: dc.subjectFocos de queima-
Palavras-chave: dc.subjectDiferenças em diferenças-
Título: dc.titleAvaliação de impacto da concessão de rodovias e seus efeitos sobre a ocorrência de acidentes e de focos de queima nas proximidades das rodovias : o caso da BR-163 (Itiquira-Sinop)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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