Em Brasília, as superquadras Vida cotidiana, escolas e segregação no espaço urbano da capital modernista

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Autor(es): dc.contributorMoura, Cristina Patriota de-
Autor(es): dc.creatorJanuzzi, Vinicius Prado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-10T21:12:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-10T21:12:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42370-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/647491-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2021.-
Descrição: dc.descriptionEsta tese aborda a produção do espaço urbano de Brasília, com foco em visões, percepções e modos de ocupação espacial por camadas médias e altas em superquadras da capital federal. A relação entre moradores desses espaços e as escolas públicas localizadas em espaços vizinhos – ou, por contraponto, sua ausência – constitui um dos elementos centrais da aproximação etnográfica feita desde, pelo menos, 2014. Se a segregação na cidade está relacionada com alongados processos históricos e sociais de várias ordens (econômicas, raciais, políticas), ela se encarna e se atualiza, de modos complexos e, a princípio, ininteligíveis, no cotidiano da experiência urbana – sobre corpos que são classificados como indesejáveis, sobre comportamentos considerados desviantes, sobre sujeitos forasteiros. É na multiplicidade dessa experiência, da vida cotidiana, que me debruço, a partir do que chamo de processos de segregação e de autossegregação, atentando para os movimentos, os fluxos, os encontros e os desencontros das pessoas no espaço.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).-
Descrição: dc.descriptionThis thesis addresses the production of urban space in Brasília, focusing on visions, perceptions and ways of spatial occupation by middle and upper classes in superquadras in the federal capital. The relationship between residents of these spaces and public schools located in neighboring spaces – or, by contrast, their absence – constitutes one of the central elements of the ethnographic approximation made since, at least, 2014. If segregation in the city is related to lengthy historical and social processes of various orders (economic, racial, political), it embodies and updates itself, in complex and, at first, unintelligible ways, in the daily urban experience - on bodies that are classified as undesirable, on behaviors considered deviant, on foreign subjects. It is in the multiplicity of this experience, of everyday life, that I lean on, from what I call processes of segregation and self-segregation, paying attention to the movements, flows, encounters and disagreements of people in space.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectBrasília (DF)-
Palavras-chave: dc.subjectSuperquadras-
Palavras-chave: dc.subjectSegregação-
Palavras-chave: dc.subjectAutossegregação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Título: dc.titleEm Brasília, as superquadras Vida cotidiana, escolas e segregação no espaço urbano da capital modernista-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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