Capital social de equipes : uma análise por meio da abordagem das configurações

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReyes Júnior, Edgar-
Autor(es): dc.creatorReis, André Luiz Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-10T21:12:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-10T21:12:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42632-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/647490-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2021.-
Descrição: dc.descriptionO capital social é um ativo de longo prazo no qual se investe com expectativa de retorno futuro podendo ser utilizado pelos indivíduos para facilitar ações. Do ponto de vista organizacional, compreender o capital social e sua relação positiva com a cooperação entre os empregados pode se mostrar vantajoso, uma vez que o aumento do capital social tem impacto positivo nos resultados econômicos. Aliado a isso, as organizações estão cada vez mais centradas em equipes que interagem, comunicam-se e dependem umas das outras para concluir suas tarefas. Em sua composição o capital social envolve múltiplos componentes, sendo abrangidos no presente estudo: confiança, redes, normas, reciprocidade e sistemas de interpretações de significações compartilhadas entre atores. Considerando o capital social como catalizador da cooperação entre indivíduos, o objetivo da pesquisa foi, sob a ótica da abordagem das configurações, compreender, no nível de equipes, as relações de influência das configurações dos componentes do capital social sobre a cooperação. Para isso, foram utilizadas como proxies do capital social a cooperação entre indivíduos de uma mesma equipe (cooperação intra-equipe) e cooperação entre indivíduos de diferentes equipes (cooperação entre-equipes). A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionado estruturado em uma estatal prestadora de serviços. No total foram recebidas 849 respostas. Os dadosforam analisados por meio de análise fatorial confirmatória na qual os fatores foram os componentes do capital social e as cooperações. Posteriormente foi utilizada a técnica RCA (Relational Class Analysis) para identificação de padrões comportamentais dos indivíduos. As respostas das equipes (N = 49) foram calculadas por meio do ADMd (Median Deviation Index). Como resultado foram encontrados quatro padrões comportamentais: Equipendentes, Associados, Seletivos e Individualistas. Esses padrões combinaram de forma diferentes os componentes do capital social sem, contudo, apresentarem resultados diferentes, confirmando os princípios da conjunção (interdependência de componentes), da equifinalidade (mais de um caminho para o mesmo resultado) e da assimetria (ausência ou relações inversas dos componentes) da abordagem das configurações. Em linhas gerais verificou-se que eventuais diferenças nos resultados dos indivíduos são amenizadas no nível de equipes, uma vez que não foram encontrados resultados estatisticamente significantes nesse nível, sugerindo que uma equipe formada por indivíduos com perfis diferentes não necessariamente apresenta maiores níveis de capital social. Além disso, verificou-se que a reciprocidade atua como uma espécie de compensação quando os demais componentes do capital social estão presentes em menor intensidade.-
Descrição: dc.descriptionSocial capital is a long-term asset in which one invests with an expectation of future return and can be used by individuals to facilitate actions. By an organizational point of view, understanding social capital and its positive relationship with cooperation among employees can prove advantageous, since the increase in social capital has a positive impact on economic results. Additionally, organizations are increasingly focused on teams that interact, communicate and depend on each other to complete their tasks. In its composition, social capital involves multiple components, in this research were used: trust, networks, norms, reciprocity and systems of interpretation of meanings shared between actors. Considering social capital as a catalyst for cooperation between individuals, the objective of the research was, from the perspective of the configurations approach, to understand, at the team level, the influence relations of the configurations of the components of social capital on cooperation. For this purpose, cooperation among individuals from the same team (intra-team cooperation) and cooperation among individuals from different teams (inter-team cooperation) were used as proxies for social capital. Data collection was carried out through the application of a structured questionnaire in a state-owned service provider. In total 849 responses were received. Data were analyzed using confirmatory factor analysis in which the factors were the components of social capital and cooperation. Subsequently, the RCA (Relational Class Analysis) technique was used to identify behavioral patterns of individuals. The responses of the teams (N = 49) were calculated using the ADMd (Median Deviation Index). As a result, four behavioral patterns were found: Equipendentes, Associates, Selectives and Individualists. These patterns combined the components of social capital in different ways without, however, showing different results, confirming the principles of conjunction (interdependence of components), equifinality (more than one path to the same result) and asymmetry (absence or inverse relations components) of the configurations approach. In general terms, it was found that any differences in the results of individuals are mitigated at the team level, since no statistically significant results were found at this level, suggesting that a team made up of individuals with different profiles does not necessarily have higher levels of social capital . Furthermore, it was found that reciprocity acts as a kind of compensation when the other components of social capital are present in lesser intensity.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCapital social-
Palavras-chave: dc.subjectEquipes-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem das configurações-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de Classes Relacionais (RCA)-
Palavras-chave: dc.subjectCooperação-
Título: dc.titleCapital social de equipes : uma análise por meio da abordagem das configurações-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.