Associativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas : o papel pedagógico da participação dos usuários

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNeves, Angela Vieira-
Autor(es): dc.creatorBarros, Melina Sampaio de Ramos-
Autor(es): dc.creatorBezerra, Felipe Portela-
Autor(es): dc.creatorLima Neta, Avelina Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-10T21:12:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-10T21:12:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42835-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/647427-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre associativismo, participação social e o reconhecimento dos sujeitos políticos através da pedagogia da participação no acesso às políticas públicas sobre a representação da sociedade civil a partir de um estudo de usuário da assistência social em dois espaços participativos. Buscamos mostrar as principais questões relacionadas ao associativismo de seus conselheiros e a importância da participação social e cidadã para representantes vulneráveis da política de assistência social no acesso às políticas públicas. Essa pesquisa utilizou metodologia qualitativa através de análises de documentos e de entrevistas aplicadas aos sujeitos que compunham os dois espaços de participação entre os anos de 2018 e 2019. Os resultados revelam alguns efeitos políticos: reconhecimento do associativismo desses sujeitos como cidadãos por meio da sua trajetória participativa; relevância da participação como uma pedagogia na luta por direitos sociais e o acesso às políticas públicas por meio do ativismo como um ganho para seu reconhecimento como sujeito de direitos e cidadão.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to analyze the relationship between associativism, social participation and the recognition of political subjects through the pedagogy of participation in access to public policies on the representation of civil society from a study of users of social assistance in two spaces of social participation. We seek to show the main issues related to the association of its advisors and the importance of social and citizen participation for vulnerable representatives of the social assistance policy in accessing public policies. This research had as methodology a qualitative research through analysis of documents, and interviews applied between the years 2018 and 2019. The results reveal some political effects: recognition of the associativism of these subjects as citizens through their participatory trajectory, importance of participation as a pedagogy in the struggle for social rights and access to public policies through activism as a gain for its recognition as a subject of rights and citizen.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal do Amapá-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY) Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/6473. Acesso em: 07 fev. 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação-
Palavras-chave: dc.subjectAssociativismo-
Palavras-chave: dc.subjectDemocracia-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectReconhecimento-
Título: dc.titleAssociativismo, reconhecimento e acesso às políticas públicas : o papel pedagógico da participação dos usuários-
Título: dc.titleAssociativism, recognition and access to public policies : the pedagogical role of users participation-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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