Racismo, sexismo e interseccionalidades : representações de mulheres negras nas adaptações cinematográficas da literatura de Jorge Amado por Nelson Pereira dos Santos (1977-1987)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Susane Rodrigues de-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Renata Melo Barbosa do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-10T21:11:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-10T21:11:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42312-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/647291-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2021.-
Descrição: dc.descriptionEsta tese tem como tema de estudo as representações cinematográficas de mulheres negras difundidas nos filmes Tenda dos Milagres (1977) e Jubiabá (1987), baseados nas obras literárias de Jorge Amado e produzidos pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos. A partir de uma abordagem discursiva das representações – sob o aporte teórico dos estudos feministas, com ênfase nas vertentes dos feminismos negros, decoloniais e interseccionais, – buscou-se investigar as condições de produção, sentidos, significados, valores, crenças, imaginários, práticas sociais e modos de subjetivação que informam as imagens das mulheres negras difundidas nesses filmes. Atentando para o caráter histórico e cultural das representações, com a finalidade de desnaturalizá-las, as análises fílmicas das representações de mulheres negras, bem como de outros personagens que aparecem nas respectivas tramas, constituem um exercício de historicização do racismo/sexismo em curso na cultura brasileira. Nessa análise, coloca-se em evidência o funcionamento da lógica dicotômica que opõe natureza/cultura, sexo/gênero, humano/não-humano e que conforma o “sistema moderno colonial de gênero”. Nessa lógica, as mulheres negras são vistas como fêmeas e animais que possuem um sexo, mas não um gênero, por isso mesmo as características de feminilidade branca (casamento, maternidade, família e amor romântico, por exemplo) são negadas às personagens negras que atuam nos filmes em questão. O exercício de historicização das representações cinematográficas se abre, portanto, para a compreensão de que as imagens de mulheres negras são constituídas nas várias interseccionalidades do gênero com raça, classe, profissão, geração, região, religiosidade, sexualidade e outros marcadores de diferenças sociais.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThe subject of study of this dissertation is the cinematographic representations of black women in the films Tenda dos Milagres (1977) and Jubiabá (1987), based on the literary works of Jorge Amado and produced by the filmmaker Nelson Pereira dos Santos. Adopting a discursive approach to representations – under the theoretical support of feminist studies, with an emphasis on black, decolonial and intersectional feminism –, I sought to investigate the conditions of production, senses, meanings, values, beliefs, imaginary, practices social, and subjectivation modes that inform the images of black women disseminated in these films. Paying attention to the historical and cultural character of the representations, with the purpose of denaturalizing them, the filmic analyzes of the representations of black women, as well as other characters who appear in the respective plots, constitutes an exercise in the historicization of racism/sexism underway in the Brazilian culture. This analysis highlights the functioning of the dichotomous logic that opposes nature / culture, sex / gender, human / non-human and which shapes the “modern colonial gender system”. In this logic, black women are seen as females and animals that have a sex, but not a gender, the reason why the characteristics of white femininity (marriage, motherhood, family, and romantic love, for example) are denied to black characters who act in the films analyzed. The exercise of historicizing cinematographic representations, therefore, opens the possibility to understand that the images of black women are constituted in the various intersectionalities, from gender to race, class, profession, generation, region, religiosity, sexuality, and other markers of social differences.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres negras-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectSexismo-
Palavras-chave: dc.subjectInterseccionalidades-
Título: dc.titleRacismo, sexismo e interseccionalidades : representações de mulheres negras nas adaptações cinematográficas da literatura de Jorge Amado por Nelson Pereira dos Santos (1977-1987)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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