Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Amâncio, Márcia Helena | - |
Autor(es): dc.creator | Castioni, Remi | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães, Guilherme Lins de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-10T21:11:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-10T21:11:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42679 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.51359/2675-7354.2021.251682 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-4319-1866 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-5459-3492 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-0771-8045 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/647282 | - |
Descrição: dc.description | Este texto discute o debate efervescente, que vai desde o primeiro governo eleito após o fim do Estado Novo até o fatídico abril de 1964, travado por intelectuais brasileiros sobre educação e o projeto nacional de desenvolvimento. Para isso, o rastreamento das decisões dos atores envolvidos, em seus respectivos contextos sociais, foi o método utiliza-do para entender as razões das decisões adotadas sobre as políticas da educação como motor para o desenvolvimento nacional do Brasil. Duas figuras são fulcrais neste debate: Anísio Teixeira, que permaneceu no Ministério da Educação e Cultura (MEC) por treze anos, ocupando os mais importantes cargos entre 1951 e 1964, e o filósofo Álvaro Vieira Pinto, que coordenou o Departamento de Filosofia do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), também vinculado ao MEC. O texto apresenta o profícuo debate que culminou com a criação de dois grandes marcos da educação brasileira: a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o primeiro Plano Nacional de Educação (PNE), que foram fruto de embates entre os próprios intelectuais e as forças conservadoras. Assim, o Brasil conseguiu impor uma agenda para os desafios que se descortinavam com o processo de industrialização e com a criação de oportunidades trazidas pela urbanização. Na justificativa de criação do ISEB, estava a ideia de dar existência histórica a um Brasil que era sonhado, mas que não se concretizava. Passados mais de 50 anos, parece-nos que os sonhos dos isebianos ainda estão por se concretizar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Coordenação de Gestão Editorial e Impacto Social, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Universidade Federal de Pernambuco | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teixeira, Anísio, 1900-1971 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pinto, Álvaro Vieira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manifesto dos Pioneiros | - |
Título: dc.title | Educação e projeto nacional de desenvolvimento : a atuação do ISEB | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: