Trilha visual : experiências na produção de videoclipes em ambiente educacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Antenor Ferreira-
Autor(es): dc.creatorMatos, Rafael Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-10T21:11:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-10T21:11:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42536-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/647241-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021.-
Descrição: dc.descriptionA junção de som e imagem pode criar percepções diferentes daquelas vivenciadas somente a partir da audição ou da visão. A representação musical por meio de imagens é possível tanto na sincronicidade desses elementos, quanto na disjunção destes. Partindo dessas premissas, o objetivo desta pesquisa foi refletir sobre possibilidades de criação de imagens que compõem os videoclipes na sua relação com as canções que representam. Para isso, realizamos um estudo teórico, analisando alguns videoclipes, e uma aplicação prática envolvendo uma produção autoral. No percurso proposto, estabeleceu-se um recorte da produção nacional dos últimos dez anos, por se tratar de um período de profundas modificações tecnológicas, onde buscou-se compreender como o gênero videoclipe foi impactado nesse período. Conectado a essa reflexão, foram comentados e analisados dois processos de produção autoral de videoclipes em projetos que envolveram estudantes do curso técnico em produção de áudio e vídeo do Instituto Federal de Brasília.-
Descrição: dc.descriptionThe combination of sound and image can create perceptions different from those experienced alone by the senses of hearing or sight. The musical representation through images is possible whether in the synchronicity of these elements or in their disjunction. Starting from these premises, the objective of this research was to reflect on the possibilities of creating images that form music videos in their relationship with the songs they represent. For that, we carried out a theoretical study, analyzing some music videos, and a practical application that involved an original production. In the proposed path, a sample of the national production of the last ten years was stablished, as it was a period of deep technological changes, where we sought to understand how the genre music video was impacted in this period. Connected to this reflection, two processes of authorial production of music videos were commented and analyzed in projects that involved students from the technical course in audio and video production at the Instituto Federal de Brasília. Keywords: Music video, image, song, visual creation, musical representation.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectVideoclipe-
Palavras-chave: dc.subjectImagem-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectCriação visual-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação musical-
Título: dc.titleTrilha visual : experiências na produção de videoclipes em ambiente educacional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.