Um novo método para avaliação da coerência de respostas individuais em provas de múltipla escolha

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Antônio Eduardo-
Autor(es): dc.creatorSantos, Thays Suelen Brito-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-10T21:11:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-10T21:11:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42826-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/647224-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2021.-
Descrição: dc.descriptionO trabalho propõe o uso das estatísticas de ajuste individual como diretriz para validação das pontuações em testes educacionais. Por isso, neste estudo, serão utilizadas 10 estatísticas não paramétricas de ajuste individual ajustadas com base na Teoria de Resposta ao Item para mod elos ML1P, ML2P e ML3P e, uma nova estatística baseada na regressão isotônica, denotada por Rn, será proposta e comparada com as 10 estatísticas mencionadas. Foram gerados 60 con juntos de dados a partir da simulação de dados de 3 (três) tipos de teste (17, 33 e 65 itens), 4 (quatro) porcentagens de respondentes aberrantes (5%, 10%, 25% e 50%) e 5 (cinco) tipos de respondentes (fraudadores, descuidados, criativos, adivinhos e aleatórios). O desempenho da estatística de ajuste individual será baseado nas áreas sob a curva ROC e as vantagens e desvan tagens serão discutidas. Os resultados mostram que a sensibilidade das estatísticas de ajuste individual depende da quantidade de itens do teste, da porcentagem de respondentes aberrantes e do tipo de respondente. Além disso, a estatística Rn apresentará maior eficácia para respon dentes fraudadores e criativos. Por fim, há uma aplicação em dados reais com a finalidade de confirmar o desempenho das estatísticas na identificação de indivíduos aberrantes em testes ed ucacionais do SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Através de um teste de hipótese cuja a hipótese nula H0 diz que as respostas dos examinados não são aberrantes, confirma-se o desempenho das estatísticas na identificação de indivíduos aberrantes nos testes educacionais. A decisão do teste de hipótese foi por meio da comparação do p-valor com um nível descritivo especificado.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThe work proposed the use of person-fit statistics as a guideline for validating educational test scores. Therefore, in this study, 10 non-parametric person-fit statistics will be used adjusted based on Item Response Theory for the ML1P, ML2P and ML3P models, and a new statistic based on isotonic regression, denoted by Rn, will be proposed and compared to the 10 statistics mentioned. Sixty data sets were generated from data simulation of 3 (three) test types (17, 33 and 65 items), 4 (four) percentages of aberrant respondents (5 %, 10 %, 25 % and 50 % ) and 5 (five) types of respondents (cheaters, careless , creative, Lucky guessing and random). The performance of the person-fit statistics will be based on areas under the ROC and the advantages and disadvantages will be discussed. The results show that the sensitivity of person-fit statistics depends on the number of items in the test, the percentage of aberrant respondents, and the type of respondent. Also, a Rn stat will be more effective for cheaters and creative responders. Fi nally, there is an application in real data as a good way to confirm the performance of statistics in identifying aberrant information in educational tests of SARESP (School Performance As sessment System of the State of São Paulo). Through a hypothesis test whose null hypothesis H0 says that the answers of the exams are not aberrant, the performance of the statistics in the identification of aberrant individuals in the educational tests is confirmed. The hypothesis test decision was made by comparing the p-value with a specified descriptive level.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAjuste individual-
Palavras-chave: dc.subjectEstatísticas não paramétricas-
Palavras-chave: dc.subjectRegressão isotônica-
Título: dc.titleUm novo método para avaliação da coerência de respostas individuais em provas de múltipla escolha-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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