Perspectivas musicais e socioculturais do violão multicordas a partir de 3 luthiers latino-americanos : Rubens Gomes, Hugo Martínez e Raul Lage

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCastro, Beatriz Duarte Pereira de Magalhães-
Autor(es): dc.creatorSilva Júnior, Aluísio Laurindo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-10T21:10:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-10T21:10:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42665-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/647133-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2021.-
Descrição: dc.descriptionA dissertação ora apresentada com o título Perspectivas musicais e socioculturais do violão multicordas a partir de 3 luthiers latino-americanos: Rubens Gomes, Hugo Martínez e Raul Lage, discute os múltiplos significados deste cordófone para estes profissionais, os quais dedicaram suas vidas à arte/ciência de construir instrumentos musicais de cordas dedilhadas. Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa foi: identificar qual a contribuição dos luthiers para a difusão e desenvolvimento da escola espanhola de construção de guitarra (violão) na América Latina, bem como a construção de uma dimensão de responsabilidade social nas sociedades onde estavam inseridos. E os objetivos específicos foram: identificar os significados estruturantes da técnica, da teoria e da cidadania em Rubens Gomes, Hugo Martínez e Raul Lage; levantar documentos pessoais, anotações, bibliografia, fotografias, programas de concerto, plantas de construção, ferramentas, instrumentos musicais, instrumentistas/clientes, discografia e filmografia relativa aos referidos luthiers; conhecer o contexto sociocultural do trabalho de Gomes (Brasil), Martínez (Uruguai/Brasil) e Lage (Cuba/Brasil); verificar a contribuição dos luthiers para as sociedades nas quais estavam inseridos; listar espécies de madeiras, técnicas de construção e restauração, métodos de ensino aprendizagem em luteria; analisar a geometria, a estrutura mecânica, o comportamento vibracional e acústico dos violões de 6 e 7 cordas (Gomes), dos violões de 6, 8 e 10 cordas (Martínez), e dos violões de 6 e 13 cordas (Lage); identificar concepções, morfismos, e contribuições de Gomes, Martínez e Lage para a escola espanhola de construção de instrumentos de cordas dedilhadas na América Latina; comparar os resultados encontrados. Enquanto justificativa, identifica-se a escassez de abordagens abrangentes que conciliem o empírico, o teórico e o contexto em torno da luteria e do violão na América Latina. A metodologia, que utilizou abordagens qualitativas e quantitativas, incluindo: revisão de literatura, pesquisa de campo com os Luthiers e ou seus discípulos, entrevista semiestruturada, pesquisa documental, coleta e análise mecânica de instrumentos musicais e dispositivos. A fundamentação teórica e metodológica baseou se na classificação dos instrumentos em função de aspectos contextuais (Kartomi, 2001), e na classificação dos instrumentos em função do locus referente aos seus trânsitos e em função de níveis de conceituação (Magalhães-Castro, 2007). Finalmente, os resultados encontrados evidenciam que os luthiers estudados contribuíram para a disseminação e desenvolvimento da escola espanhola de construção de violões multicordas e de cordófones de cordas dedilhadas na América Latina, bem como exerceram um papel social relevante por meio da arte e da ciência que empreenderam.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThe dissertation now presented with the title Musical and sociocultural perspectives of the multi-string guitar from 3 Latin American luthiers: Rubens Gomes, Hugo Martínez and Raul Lage, discusses the multiple meanings of this chordophone for these professionals, who dedicated their lives to the art/science of building plucked string musical instruments. In this sense, the general goal of the research was to identify the contribution of luthiers to the dissemination and development of the Spanish guitar construction school in Latin America, as well as the development of a social responsibility dimension in the societies where they were enclosed. The specific goals were to: identify the structuring meaning of the technique, theory and citizenship in Rubens Gomes, Hugo Martínez and Raul Lage; collect personal documents, annotations, bibliography, photographs, concert programs, construction plans, tools, musical instruments, instrumentalists/clients, discography and filmography relating to said luthiers; learn on the sociocultural context of the Gomes’ (Brazil), Martínez’ (Uruguay/Brazil) and Lage’ (Cuba/Brazil) work; check the contribution of luthiers to the societies in which they were inserted; list and identify wood species, construction and restoration techniques, teaching-learning methods in lutherie; analyze the geometry, mechanical structure, vibrational and acoustic behavior of 6 and 7 string guitars (Gomes), 6, 8 and 10 string guitars (Martínez), and 6 and 13 string guitars (Lage); identify concepts, morphisms, and contributions of Gomes, Martínez and Lage to the Spanish school of construction of plucked string instruments in Latin America; and compare the results found. This research is supported by the scarcity of comprehensive approaches that conciliate the empirical, the theoretical and contextual issues on Lutherie and the guitar in Latin America. The methodology drew from qualitative and quantitative approaches, including bibliographical revision, field research with the Luthiers and/or their disciples, semi-structured interview, documental research, collection and the mechanical analysis of musical instruments and devices. The theoretical and methodological foundation was based on the classification of instruments as a function of contextual aspects (Kartomi, 2001), and on the classification of instruments as a function of the locus referring to their transits and as a function of conceptualization levels (Magalhães-Castro, 2007). Finally, the results found showed that the luthiers studied contributed to the dissemination and development of the Spanish school of construction of multi-string guitars and of plucked strings chordophones in Latin America, as well as played a relevant social role through the art and science they undertook.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectLuteria-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectGomes, Rubens-
Palavras-chave: dc.subjectMartínez, Hugo-
Palavras-chave: dc.subjectLage, Raul-
Título: dc.titlePerspectivas musicais e socioculturais do violão multicordas a partir de 3 luthiers latino-americanos : Rubens Gomes, Hugo Martínez e Raul Lage-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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