Calculadora de Sequências: Uma proposta de desenvolvimento do Pensamento Algébrico com auxílio do APP Inventor 2

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorCASTRO, Dayson Wesley Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorCABRAL, Natanael Freitas-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Cinthia Cunha Maradei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-10T19:12:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-10T19:12:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-10-
identificador: dc.identifier.otherCalculadora de Sequências - Uma proposta de desenvolvimento do Pensamento Algébrico com auxílio do APP Inventor 2-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/647044-
Resumo: dc.description.abstractA Álgebra é um dos campos da Matemática que mais gera dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem dessa disciplina. Tais dificuldades geralmente estão associadas à introdução desse campo nas aulas em transição com o campo da Aritmética. Observando essas situações na prática docente dos professores, é válido pesquisar sobre estratégias de ensino que auxiliam no desenvolvimento do Pensamento Algébrico com o objetivo de tornar a introdução ao estudo da Álgebra mais atrativo e significativo aos estudantes. É perceptível que as aulas de Matemática quando tratam dos conteúdos algébricos, na maior parte do tempo, priorizam processos algorítmicos, repetição de procedimentos e a aplicação de fórmulas prontas o que potencializa a perpetuação do modelo tradicional de ensino fundamentado pelo triângulo entre definição, exemplos e exercícios. Nesse sentido, não há um estímulo de processos cognitivos para uma aprendizagem reflexiva que busque soluções lógicas e coerentes visto que a linguagem é mais valorizada que o pensamento algébrico. Em 2019, a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o Pensamento Algébrico passa a ter destaque em um documento oficial colocando-o como objetivo central da unidade temática Álgebra para todos os anos do Ensino Fundamental, inclusive para os Anos Iniciais os quais anteriormente não exploravam ou pouco desenvolviam esse campo com os estudantes. Conforme esse documento, o Pensamento Algébrico é essencial para utilizar modelos matemáticos na compreensão, representação e análise de relações quantitativas de grandezas e, também, de situações e estruturas matemáticas, fazendo uso de letras e outros símbolos. Para esse desenvolvimento, é necessário que os alunos identifiquem regularidades e padrões de sequências numéricas e não numéricas, estabeleçam leis matemáticas que expressem a relação de interdependência entre grandezas em diferentes contextos, bem como criar, interpretar e transitar entre as diversas representações gráficas e simbólicas, para resolver problemas por meio de equações e inequações, com compreensão dos procedimentos utilizados. (BRASIL, 2018, p. 270, grifo nosso) Com isso, os conteúdos algébricos necessitam de uma interligação que consolide o Pensamento e Linguagem Algébricos em uma relação de subsistência mútua e não de subordinação. Na busca de estratégias de desenvolvimento do Pensamento Algébrico para estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental, foi observado por meio de uma revisão de estudos que a percepção de padrões e regularidades em sequências, sejam numéricas ou figurativas, é uma estratégia que pode ser utilizada nas aulas de introdução à Álgebra (CASTRO e DIAS, 2021; RIBEIRO et al, 2019; SILVA, LANGWINSKI e VERTUAN, 2021). Além disso, a inclusão de ferramentas digitais promove o favorecimento do processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Em um mundo mais conectado e com uma constante evolução dos computadores, a inserção das chamadas TIC’s (Tecnologias da Comunicação e Informação) nas salas de aula tornou-se mais evidente e proporcionou uma percepção mais sólida dos conteúdos matemáticos. Para Perius [...] as tecnologias podem proporcionar novas formas de aprendizagem, modificando as relações entre professores e alunos, ou entre alunos e alunos e entre alunos e conhecimento. Aliando aplicativos do computador com a matemática, descobre-se como ampliar os conceitos, ou ampliar essa capacidade, dominando assim, a linguagem matemática. O desafio é garantir algumas formas de pensar. Compor e decompor são ações mentais constantes no trabalho matemático, seja na escrita dos números, na manipulação de expressões algébricas ou nos cálculos de áreas. (PERIUS, 2012, p. 30) Nessa perspectiva, desenvolvemos um aplicativo denominado Calculadora de Sequências que objetiva estimular o Pensamento Algébrico dos estudantes com a exploração de padrões e regularidades em sequências numéricas e figurativas tendo como recurso o App Inventor 2. Inicialmente apresentamos o APP Inventor 2 para que o estudante/leitor possa se familiarizar com o ambiente de programação e conheça algumas de suas ferramentas. Em seguida, detalhamos a solução algébrica a qual utilizamos como base para o aplicativo calcular sequências numéricas e figurativas. Posteriormente, buscou-se detalhar minuciosamente a construção do aplicativo no APP Inventor 2, seja em seu aspecto visual quanto na programação dos botões e no tratamento das informações (entradas e saídas). Por fim, demonstramos com exemplos a utilização do aplicativo Calculadora de Sequências para a construção de sequências numéricas e figurativas e deixamos algumas atividades propostas a serem resolvidas a cargo do estudante e que podem ser utilizadas nas aulas de Matemática ao introduzir o Pensamento Algébrico.-
Tamanho: dc.format.extent2711-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware App Inventor-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Algébrico-
Palavras-chave: dc.subjectCalculadora-
Título: dc.titleCalculadora de Sequências: Uma proposta de desenvolvimento do Pensamento Algébrico com auxílio do APP Inventor 2-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação de Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais